domingo, 26 de julho de 2009

Semana do Escritor termina hoje, com destaque para escritor angolano

Semana do Escritor termina hoje, com destaque para escritor angolano

Notícia publicada na edição de 25/07/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno D - o conteúdo da edição impressa na internet é actualizado diariamente após as 12h.

Foram, ao todo, 25 eventos culturais entre palestras, apresentações artísticas e lançamentos de livros. A quinta edição da Semana do Escritor, que termina hoje, deixa, na avaliação dos organizadores, um saldo mais do que positivo. Em seu último dia, a agenda da mostra destaca o trabalho do escritor angolano Carlos Ferreira, que vem a Sorocaba especialmente para o evento. Causas Perdidas é o título da obra que será lançada dentro da programação. Editado pela Ottony, o livro reúne poemas desenhados dentro de um cenário africano de dor, miséria, fome e sofrimento. São lamentos de sonhos não realizados e que não podem se realizar.

Carlos Sérgio Monteiro Ferreira nasceu em Luanda, país onde também se fala o português. Foi redactor, repórter, locutor, chefe da redacção desportiva, da cultura, de intercâmbio, do departamento de realização de programas e outros trabalhos jornalísticos.

Em 2001 foi transferido para a Presidência da República, como jornalista da Assessoria de Imprensa, mas, depois, em 2004, voltou à Rádio Nacional para ser assistente do Director dos Serviços de Programas. Antes, em 1982, fundou a Brigada Jovem de Literatura, uma associação de jovens escritores e amantes da literatura, onde foi secretário das actividades culturais. Logo após, entrou para a União dos Escritores Angolanos assumindo também a secretaria das actividades culturais.

É autor de textos de canções, tendo ganhado doze prémios para a melhor letra do ano. Dentre suas obras estão as poesias Projecto Comum I e II, O homem nos 4 andamentos (adaptação poética da sinfonia heróica de Bethoven), Começar de Novo, Voz à solta, Marginal, Namoro o Mar, Quase exílio e Até depois.

Programação

A primeira das actividades de hoje da Semana do Escritor acontece às 14h e consiste na palestra A cidade ferroviária. As múltiplas funções sociais e económicas da Estrada de Ferro Sorocabana, de Maylasky à Ferroban, com o acadêmico Geraldo Bonadio.

Às 15h, será realizada a mesa-redonda Problemas do escritor sorocabano. Produção, financiamento e distribuição do livro independente, sob a coordenação da Academia Sorocabana de Letras.

Às 18h, será lançado o livro Acampamento: A prática de um jogo possível Um exercício de convivência, de Renata Cristina Rogich Mereghi. Às 19h é a vez de Luiz Carvalho de Pádua lançar Enfrentar o medo cara a cara.

Às 19h30 acontece a palestra Qualidade de Vida e Comportamento Mental, com o empresário George Daniel Fekete. Às 20h, ocorre o lançamento do livro O que somos no amor e na paixão, de José Aluciano da Silva Maia.

Às 21h, como apresentação artística de encerramento, a Semana do Escritor abre espaço para a banda Bate Latas.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: