quarta-feira, 29 de julho de 2009

CAN 2010





A história do Campeonato Africano das Nações (CAN) começa em 1957, e a primeira edição disputou-se de 10 a 16 de Fevereiro. O Sudão foi o país que teve a honra de dar o pontapé inicial à maior manifestação futebolística do continente berço. Na prova que não contou com eliminatórias de acesso, apenas três seleções estiveram presentes. Sudão, na condição de anfitrião, Egito e Etiópia. A África do Sul era a quarta, mas foi excluída devido ao apartheid, que assolava o país.

Nos anos seguintes o CAN ainda não tinha uma definição quanto a periodicidade das disputas que aconteceram com variações de tempo entre 1, 2 e 3 anos. Só em 1968, na 6ª edição, ocorrida na Etiópia é que o campeonato teve sua periodicidade marcada a cada dois anos. No cômputo total dos títulos o Egito tem a hegemonia com 6 campeonatos vencidos, seguindo-se com 4 taças para Ghana, 3 para Camarões, 2 para Nigéria e um para os seguintes países: Etiópia, Marrocos, África do Sul, República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Argélia, Sudão, Zaire e Tunísia.

Nesta 27ª edição do CAN que ocorrerá em 2010, Angola será a anfitriã. Há 20 países disputando 16 vagas. Os países luso-africanos tiveram pouca participação nestes eventos do futebol africano, certamente pelas graves complicações política ocorridas como as lutas de libertação e as guerra civis que se findaram recentemente como é o caso de Angola. Por tanto, Angola está de Parabéns mostrando sua energia renovadora sediando um evento da dimensão do Campeonato Africano das Nações (CAN)!!!

*O CAN TAMBÉM É CULTURA!!!*
A cultura enquanto conjunto de hábitos e costumes de um povo permite evidenciar a forma como cada povo celebra as suas vitórias, daí que muitos países africanos têm a sua forma própria de celebrar. A música enquanto forma de expressão cultural pode permitir a difusão pelo continente do CAN Angola 2010. Para tal, o Saxofonista de Jazz Sul Africano McCoy Mrubata foi nomeado embaixador do COCAN 2010. Demais músicos como Salif Keita, Manu Dibango, entre outros foram contactados. A intenção é promover o encontro das artes africanas em geral num mesmo evento tendo a gorduchinha como agregadora. Os Angolanos esperam que seus ilustres músicos como Paulo Flores, Elias Diakimuezo, Bonga Tuenda, Samanguana também possam fazer soar suas Sembas, Kazukutas, Kizombas e os ritmos contemporâneos de Angola.
Que venham os músicos africanos com seus cantos e encantos!!! Que role a bola na melhor das celebrações entre diferentes culturas irmãs!!! Axé Angola!!! Warethwa CAN 2010!!!

*Mascote do CAN ANGOLA 2010*

*Por Denise Guerra*
Denise Guerra
Rio - Cidade Maravilhosa, RJ, Brazil
Graduada em Musicoterapia e em Educação Física, com especialização em Psicomotricidade, e em Cultura africana e afro-brasileira. Dançarina de Salão. Professora do Ensino Fundamental de 2 Escolas Municipais. Membro do corpo editorial da revista http://africaeafricanidades.com/ coluna: Corpo: Som e Movimento. Pesquisa nas áreas de Cultura corporal, Cultura africana e afro-brasileira.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: