O DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO EM ANGOLA
Sonhos , heróis e ídolos
===========================
Nenhum país pode sobreviver se não tiver “SONHOS , HERÓIS E ÍDOLOS” nos desportos em geral e quem ajuda a criar os heróis e os ídolos é exactamente a Mídia , através de uma maior divulgação dos desportos e de seus campeões , tanto os que se esforçam nas pistas como os que ajudam a organizar com o máximo de eficiência e eficácia .
* Os sonhos representam o futuro .
* Os heróis e ídolos representam o passado e o presente ,
representam as raízes de um povo , sua história .
Em Angola , qualquer evento no futebol , no Basket ou no andebol , é bastante divulgado pela Mídia angolana e até internacional .
Por quê a maior parte dos Desportos em Angola não são devidamente divulgados ?
Algumas pessoas responsáveis e a Mídia consideram não haver interesse em divulgar o nome dos desportos ou atletas menos conhecidos mas se não houver uma divulgação dos desportos e dos atletas , consequentemente não haverá um estímulo suficiente para atrair novos atletas , futuros campeões nacionais e internacionais .
Geralmente , nas escolas e na educação em geral , os mestres são ultrapassados , no sentido positivo , pelos alunos ou aprendizes e estes tornam-se melhores ou mais desenvolvidos que os mestres demonstrando isso que o mestre cumpriu seu papel ao abrir caminhos para o aluno ou aprendiz .
Na maior parte dos desportos em Angola , nota-se uma ausência da Mídia , nacional e internacional , e a ausência dos responsáveis desportivos , gerando-se assim uma fraca divulgação dos desportos e dos atletas .
Nota-se uma total ausência de “PATROCINIOS” ou seja , fraco poder económico das Federações desportivas por ausência de patrocínios e de empresas apoiando os diversos desportos .
Qualquer empresa saudável financeiramente , inserida num contexto de desenvolvimento do país , está interessada minimamente em apoiar os desportos desde que estes se apresentem bem organizados , eficientes e eficazes .
Todas as empresas , pequenas e médias , para evoluírem precisam de se inserirem cultural e socialmente nos ambientes aonde estão instaladas pois esse é o melhor caminho para crescerem , numa visão de economia sustentada .
Nota-se uma falta de programação anual das actividades ou campeonatos nacionais e internacionais a serem desenvolvidos pelas Federações .
Se não houver uma programação bem definida e uma organização visivelmente capaz , com certeza a Mídia não será atraída e terá pouco interesse em divulgar essas actividades .
Se a Mídia não participar com bastante empenho na divulgação dos eventos desportivos e dos patrocinadores , com certeza as empresas não estarão interessadas em apoiar financeiramente os eventos devido à ausência de um retorno do investimento feito , marketing , pois é disso que as empresas sobrevivem e podem crescer .
Se houver uma fraca divulgação dos desportos , por mais nobres que sejam , com certeza os prováveis futuros atletas dessas modalidades nunca serão atraídos para as mesmas , gerando-se uma fraco desenvolvimento desse desporto devido à ausência de atletas e de competitividade .
Os desportos não podem desenvolver-se no seu máximo potencial sem que os aspectos financeiros sejam cuidados , tanto para os atletas como para os que organizam os eventos .
Além disso , os Clubes e Academias devem desenvolver um especial cuidado com os atletas femininos e com os atletas mais novos .
Seria importante que as Federações , Associações , Clubes e Academias tivessem departamentos femininos e departamentos para os mais novos para cuidar , zelar , desenvolver , divulgar , patrocionar estes atletas de modo a que não desanimem e não abandonem estes desportos .
É importante que se cuide bem dos dois géneros , em todas as idades .
Como se estas dificuldades não fossem bastantes , podemos constatar o seguinte :
O Complexo da Cidadela em Luanda tem um fraco atendimento logístico no apoio à alimentação dos atletas e espectadores dos eventos ali realizados , com um serviço de restauração bastante fraco em geral , demonstrando incapacidade de gestão das instalações e nota-se pouca preocupação por parte de quem dirige este Complexo desportivo no sentido de atender com dignidade todos os eventos que ali se realizam , dignificando-se o nome de Luanda e de Angola não só em relação aos espectadores e atletas estrangeiros mas fundamentalmente com os espectadores e atletas angolanos .
As instalações desportivas aonde se realizam as competições , apesar de novas estão bastante sujas não só nas bancadas como também na quadra , no tecto e no exterior das quadras , demonstrando isso uma completo descaso por parte de quem dirige este Complexo desportivo e completa falta de respeito aos eventos ali realizados , prejudicando-se sobejamente o nome de Angola , os investimentos realizados pelo Governo angolano feitos com dinheiros públicos e enlameando o nome de todos os dirigentes , desportivos ou governamentais , principalmente aqueles que de alguma forma têm responsabilidades neste complexo .
Deste modo , com todas estas lacunas , será dificil que o desporto em Angola se desenvolva bem e rapidamente .
E continuamos a ver cada vez mais jovens “largados” nas ruas do descaso quando através dos desportos , muitos deles encontrariam um rumo melhor para suas vidas , longe das drogas e da delinquência .
domingo, 16 de agosto de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 DE NOVEMBRO EM GUERRA QUENTE - ALBERTO OLIVEIRA PINTO - LEMBRA-TE, ANGOLA Ep. 171
Pensar e Falar Angola
-
Pensar e Falar Angola A RENÚNCIA IMPOSSÍVEL ( Agostinho Neto – 1949 - ) NEGAÇÃO Não creio em mim Não existo Não quero eu não quero ser Quero...
-
ELOGIO FUNEBRE Elaborado pela família de JOÃO BAPTISTA DE CASTRO VIEIRA LOPES Como assumiu [i] em vida, JOÃO VIEIRA LOPES, vi...
-
A peça designada Pensador, é uma das mais belas esculturas de origem Tchokwe, constituindo hoje uma referencia cultural inerente a todos os ...
Sem comentários:
Enviar um comentário