quinta-feira, 7 de agosto de 2008

``A GUISA DE ENSAIO ...SOBRE O ACORDO ORTOGRÁFICO E CPLP

Pensar e Falar Angola

A propósito de um comentário afixado no texto “ LINGUA PORTUGUESA INTERNACIONAL” .... e editado no BLOG " NOVAÁGUIA " ..

Como é necessário fazer algumas observações numa abordagem suficiente , este assunto será tratado aqui em forma de ensaio .

A pergunta de Casimiro Ceivães tornou-se oportuna diante do comentário anterior escrito por um anónimo em relação ao texto acima identificado : “ Qual a sanção para o incumprimento da lei se o Acordo Ortográfico não for cumprido pelos cidadãos dos países envolvidos ? " .

Realmente a maioria dos governantes ou pessoas ligadas directamente às funções políticas , principalmente nos países considerados não tão desenvolvidos na média de seus cidadãos , consideram que as “ maiorias” que os elegem são perfeitamente moldáveis , balançando ao sabor das ondas ... e até têem uma certa razão ao suporem isso .

As leis , por vezes , são feitas para não serem cumpridas , por diferentes razões que não interessa agora aqui discutir .

Muitas vezes as leis , em países não tão desenvolvidos , só são cumpridas através da ameaça do castigo .

Basta observar o Brasil aonde as leis criminais e outras por vezes são feitas para beneficiarem os não cumpridores das leis .

Por exemplo , as leis que asseguram os direitos humanos no Brasil protegem sempre os não cumpridores das leis durante e após estes executarem seus crimes mas não protegem , muitas vezes , o cidadão cumpridor , trabalhador , honesto , que em qualquer instante pode perder sua vida ou de qualquer seu familiar apenas porque uma pessoa qualquer não cumpridora da lei decide matar ou roubar ou agredir .

Em qualquer instante , o cidadão cumpridor da lei pode ser morto por uma pessoa que não cumpre a lei e que muitas vezes já esteve preso .

Morreu , acabou-se....., não teve tempo de se defender ou que a lei o defendesse .... é um nada ... é apenas mais um corpo de um cidadão ou de uma criança que se vai ...são átomos que se vão ... são brisas ... que não trazem tempestades senão os tempos a vir seriam outros .

No entanto , aquele que matou terá a lei a protegê-lo com certeza e muitas vezes já passou por alguma prisão aonde aprendeu ainda mais as lições da vida fora da lei e como se defender perante uma lei que o pode beneficiar bastante .

Qualquer criminoso mais informado e experiente e com advogados certos sabe como utilizar a lei em seu beneficio e construindo até carreiras criminosas , basta olhar alguns , políticos ou não , Fernandinhos Beira-Mar e tantos outros fardados ou não .

Quer isto dizer que as leis por si nada são , apenas palavras escritas

O mesmo se pode dizer em relação ao “famoso” Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e CPLP , existem ambos no papel mas de concreto na maior parte das vezes é vento a passar ... se pelo menos fosse brisa do mar ...

Se for feito uma enquete no Brasil sobre o Acordo Ortográfico , possivelmente mais de noventa por cento das pessoas não saberiam responder o que isso quer dizer .

Apenas em certos meios culturais ou estudantis de segundo ou terceiro nível , nas aulas de português , alguns professores mais atentos e interessados comentem sobre o assunto .

Basta ler , por exemplo , alguns dos comentários feitos por leitores da Internet no Site da BBC-Brasil , desvalorizando a CPLP e o Acordo Ortográfico e até menosprezando a Lingua Portuguesa , pessoas minimamente informadas pois utilizam-se de um meio tecnológico avançado.

Quanto à CPLP , talvez mais de noventa por cento das pessoas no Brasil ignore o que isso significa pois na sua vida real , no dia a dia , a CPLP nada representa de real .

Estas percentagens são conservadoras e se em Portugal também fizerem enquetes , certamente que haverá muita desilusão .

Talvez só nos ambientes mais cultos ou em alguns meios empresariais interessados nos mercados lusófonos , e são um percentual pequeno , se dê importância ao que a CPLP pode representar .

Na realidade , a CPLP pouco é de real , apesar dos milhões de euros já gastos , a não ser nos meios privilegiados de alguns políticos que já se beneficiam directamente desta Organização ou algumas Editoras que certamente já estarão a ser beneficiadas ou brevemente serão beneficiadas com isso .

A consciência desta realidade não impede que os cidadãos mais conscientes e interessados insistam em querer construir realmente uma união lusófona maior entre os povos e tudo façam para que a CPLP e seu Acordo Ortográfico venham a ser um facto real na vida de todos os lusófonos .

Para aqueles que gostam de escrever e ler bem , certamente irão rapidamente comprar o NOVO E MELHOR DICIONÁRIO DA LINGUA PORTUGUESA INTERNACIONAL pois isso é uma necessidade real para os seus espiritos e até profissionalmente senão não comprariam tão cedo este novo dicionário , apenas quando na escola de seus filhos ou netos fosse necessário mas a maioria das pessoas certamente não o irão comprar tão cedo .

A alimentação física é mais premente do que a do intelecto e do espirito .

Em geito de humor , uma vez um familiar directo me perguntou se o que eu escrevia me dava dinheiro .

Respondi : - não , a não ser indirectamente .

Ouvi o seguinte : - então se não dava dinheiro o que eu escrevia não prestava !

E muitos pensam assim .

Falando de Angola , pode-se dizer perfeitamente avalizado e com muita tristeza , que a situação é bem menos favorável tanto em relação ao “famoso” Acordo Ortográfico quanto à CPLP .

Se perguntar a qualquer pessoa nas ruas ou até mesmo à grande maioria dos estudantes do ensino médio e niveis acima o que representa para eles o Acordo Ortográfico ou a CPLP , certamente irão perguntar com um sorriso maroto no olhar se isso é algum tipo de alimento , ou algum tipo de tecnologia ou outra coisa qualquer vindo do estrangeiro.

Os governantes deveriam prestar mais atenção pois as leis podem até ser impostas de cima para baixo através da ameaça do castigo ou de qualquer outra forma de prepotência mas quando a ameaça deixar de funcionar com certeza que as leis deixam de se cumprir .

Para que as leis sejam levadas à prática , é necessário uma interiorização delas , é preciso que cada um , individualmente , através da reflexão inteligente compreenda as raízes das leis e então as cumpra , não através da ameaça do castigo mas de maneira correcta .

Basta olhar o que aconteceu com a URSS e com tantas outras Revoluções impostas de cima para baixo através da ameaça .... implodem-se .

Os países do norte da Europa são os mais cumpridores de suas leis , na grande maioria de seus povos , pois a união de todos os cidadãos é um facto real e não uma lei imposta de cima para baixo .

É preciso que as questões importantes da vida sejam profundamente analisadas , discutidas , reflectidas para serem compreendidas nas suas raízes e só então possam tornarem-se realidades num número cada vez maior de pessoas .

As “ maiorias” continuarão lentamente a caminhar .... como o “Velho do Restelo” e , como dizia Fernando Pessoa , " só percebem a chuva quando esta lhes cai em cima " .





2 comentários:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Valeu companheiros a ajudinha q dão à divulgação do "consulado do Vazio", mue poemário que está em fase de distribuição. De modo geral, obrigado pela promoção que fazem à cultura lusófona.

Valdemar F. Ribeiro disse...

Ok Patissa

Foi um grande prazer conhecr você .

Espero estar junto mais vezes .

Muita força e continue pois estamos juntos , apesar da distância no espaço e no tempo .

Saudações fraternais .

Valdemar Ribeiro

vida é obra

Dr. Agostinho Neto