quarta-feira, 6 de agosto de 2008

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pensar e Falar Angola

SUGESTÃO feita pelo sr. Manuel de Souza , àcerca de ENERGIAS RENOVÁVEIS , no seguinte SITE :

http://www.parlamentoglobal.pt/

REPETIMOS AQUI UMA PARTE DE SUA CARTA :
=======================================

SIC - ""A aliar a isto, há as fontes de energia alternativa da natureza, como o vento, que já é usado em certa escala, para produzir energia limpa e por conseguinte, electricidade, havendo ainda a eólica, proveniente do Sol, ou a termal, proveniente do fundo da Terra, assim com a hídrica e a das ondas, etc, para não falar de outras, etc, que Portugal podería investigar e potencia ao máximo, incentivando por meios de vários subsídios e incentivos de toda a ordem, desde os financeiros, aos fiscais, etc, ao surgimento de novas Empresas/Firmas voltadas tanto para a investiação, como para a utilização e produção dessas mesmas energias, a fim de potencia a alimentação do mercado consumidor com todas as alternativas viáveis, fossem elas combustíveis ou fontes alternativas para a produção de energia eléctrica, etc. ,,,

Há ainda a possibilidade de Portugal, em novas parcerias agrícolas nesse sentido com Angola, Moçambique, etc, Países onde há grandes extensões de terras aráveis e férteis, e com bastante água disponível, introduzir Projectos de Produção de Colheitas de Plantas potenciais para a produção de óleo vegetal e etanol, virados essencialmente para a produção de combustíveis vegetais alternativos aos fósseis, etc, criando assim potenciais reservas para o fornecimento aos mercados de grande demanda, tanto no Ocidente, nomeadamente parceiros da Europa Comum, como no Oriente, no caos das emergentes China e Índia, onde a demanda por combustíveis, é cada vez maior.

Muitos acusam oa agro-combustíveis de serem os culpados pela alta dos preços de alimentos a nível Mundial, como o Milho, Soja, Arroz, Cereais em geral, mas, como disse e muito bem o Presidente Lula, do Brasil, somente se quer tapar o Sol com uma peneira e desviar a atenção para o verdadeiro País, provocando a continuidade da dependência dos Países pelo Petróleo, quando é precisamente este Producto que subiu como nunca antes, que provocou a alteração de tudo o que é preços e demandas, a nível do mercado Internacional, uma vez que aumentaram logo os custos de aquisição, processamento, transporte de e para, e consequentemente, da produção e dos serviços e dos alimentares e consumíveis, etc. """ .


É claro que este senhor ainda pensa à moda antiga , e ao ouvir falar em energias renováveis achou que descobriu novamente a árvore das patacas ......

Este senhor precisa primeiro estudar para entender o que são energias alternativas e não afirmar que a energia eólica é energia solar ou seja este senhor confunde-se ..

Diz que o sr. Lula sabe muito de enrgias alternativas mas o sr. Lula também estudou pouco ... por isso repete muito aquilo que ao seu governo mais interessa dizer ...

Nenhum país na Europa quer produzir em alta escala produtos agricolas para utilizar como energia alternativa pois isso iria prejudicar muito as populações locais com o aumento dos preços alimentares .

As pessoas mais informadas sabem muito bem que as populações do mundo continuam a aumentar exponencialmente logo , cada vez mais , precisam de alimentos ..

Este senhor Manuel sugere que os portugueses venham plantar os tais girassóis ou outros produtos para produzir energia alternativa e vender para os outros países pois iriam ganhar muito dinheiro com isso ... .

Aquilo que ninguém quer nas suas terras , este senhor sugere que venham plantar em Angola ou Moçambique , países que ""não têem problemas de fome pois produzem alimentos com fartura e podem-se dar ao luxo de produzir aquilo que ninguém quer nos seus países"" .

Por favor , senhor Manel , Angola já é um país independente e tem inteligência suficiente para pensar e construir melhores caminhos do que esse que o senhor sugere .

Angola precisa é de plantar alimentos comestíveis para a sua população e exportar excedentes e não continuar a alimentar os luxos dos outros ..


ALGUNS GRUPOS ECONÓMICOS querem explorar a madeira em Angola e solicitam ao Governo terras com florestas para cortar as árvores transformando-as em madeira para exportar - claro !

Por quê em vez de pedirem florestas para destruir , não compram terras vazias de árvores ou obtêem concessão das mesmas , plantam árvores nobres nativas próprias para produzir madeira e depois de crescidas as árvores , exploram a madeira de forma equilibrada e ecológica ?

Não se pode esquecer que o Governo não é o dono das árvores pois não foi ele nem qualquer outra pessoa quem plantou as florestas originais existentes no país .

Com excepção dos Eucaliptos que foram plantados antes da independência em grandes áreas , árvores que não são nativas e desertificam os solos pois têem um crescimento muito rápido e necessitam de muita água .

O Governo é o Órgão responsável pela preservação das florestas que pertencem à Nação Angolana , não pertencem exclusivamente a alguém em especial nem podem ser derrubadas .

Se alguém quer produzir madeira ou derrubar árvores , primeiro plante e depois ordenadamente , num equilibrio ecológico , pode ir cortando uma parte e ao mesmo tempo voltando a reflorestar .

Isso seria desenvolvimento sustentado .

Angola precisa de uma economia desenvolvida sustentável .

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola