quarta-feira, 27 de agosto de 2008

KIBUTZ à Angolana

Angola aposta em modelo de 'kibutz' para reintegrar ex-combatentes.
http://dn.sapo.pt/2008/08/27/internacional/angola_aposta_modelo_kibutz_para_rei.html
Kibutz
Não esquecer:
Declínio do movimento kibbutz
Os kibutzim foram gradualmente e estavelmente se tornando menos coletivistas nos últimos vinte anos. Ao invés do princípio de "de cada um de acordo com sua habilidade, para cada um de acordo com sua necessidade", os kibutzim adotaram "de cada um de acordo com suas preferências, para cada um de acordo com suas necessidades".
As primeiras mudanças a serem feitas foram nos utensílios e no refeitório. Quando a
eletricidade era "gratuita" os kibutzniks não tinham incentivo para poupar energia. As pessoas deixavam o ar condicionado ligado constantemente. Nos anos 1980, os kibutzim começaram a medir o uso de energia. Tendo os kibutzniks que pagar pelo uso de energia, requeria que eles de fato tivessem dinheiro pessoal. Assim houve o retorno de contas pessoais.
O refeitório também foi uma das primeiras coisas a mudar. Quando a comida era "gratuita", as pessoas não tinham incentivo para pegar o montante apropriado. Cada refeitório de kibutz terminaria a noite com quantias enormes de comida a mais; geralmente essa comida era dada aos animais. Agora, 75 por cento dos refeitórios de kibutz são pagos conforme o consumo em lanchonetes a la carte.
Os kibutzniks vêem seus vizinhos mais que a maioria dos outros israelenses, mas ele começaram a viver vidas privadas. Muitos refeitórios de kibutz não estão mais abertos para três refeições ao dia. As famílias de kibutz têm aparelhos de
DVD e internet assim como outras famílias de israelenses. Atividades coletivas são muito menos freqüentes do que eram no passado. Ao invés de discussões que duravam a noite toda sobre questões cósmicas, as reuniões gerais do kibutz são agora marcadas sem uma freqüência regular.
Talvez o exemplo mais dramático de como os kibutzim abandonaram o princípio de igualdade é a implementação de salários diferenciados. Um gerente de fábrica agora receberia um montante pessoal maior que um operário de fábrica, ou um trabalhador rural
.
É PARA REFLECTIR, ESTAMOS EM 2008!


Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Anos Dourados disse...

É preciso refletir muito, há tempo p/ isso.

Anos Dourados disse...

É preciso refletir muito, há tempo p/ isso.