sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ANGOLA DE ONTEM E DE HOJE

Pensar e Falar Angola


ANGOLA DE ONTEM E DE HOJE

Em 1988 , indo do Brasil aonde vivi durante treze anos e me formei em Economia , estive em Portugal durante um ano aonde foi meu tutor o professor Agostinho da Silva , privilégio que agradeço à vida .

Após diálogos longos e prazeirosos com o professor Agostinho , decidi ir voluntariamente leccionar Economia em Angola e após demarches junto à embaixada de Angola em Lisboa e junto à Universidade Agostinho Neto em Luanda , foi possível leccionar Economia no Núcleo de Economia do Lubango , Província da Huíla no sul de Angola , no ano de 1990 .

Mais ou menos nesta data , a paz entre a UNITA e MPLA , Organizações políticas que lutavam entre si , foi assinada e iniciou-se o primeiro processo eleitoral angolano .

Muitos empresários portugueses e outros começaram a investir com toda a força em Angola pois muitos queriam acreditar que era possível a paz .

Entretanto , a UNITA em suas assembleias e comícios populares políticos , pela voz de seu líder Jonas Savimbi , incentivava seus apoiantes para uma atitude de força e em discursos na sua língua autóctone defendia uma atitude de guerra .

A UNITA perdeu as eleições e seu líder decidiu retornar à guerra para tomar o poder pelas armas .

Uns dias antes de recomeçar uma nova e violenta guerra em Angola , 1992 , na cidade do Lubango notava-se uma movimentação estranha de carros transportando tropas com aspecto de guerrilheiros da Unita em atitude de guerra .

Ninguém quis acreditar no que via mas os sinais de guerra eram evidentes e foi o que aconteceu logo em seguida .

E esta nova guerra só terminou com a morte do líder da UNITA Jonas Savimbi em 2002.

Hoje estamos em 2008 e a paz em Angola já tem mais de cinco anos .

Das muitas Organizações candidatas a serem partidos políticos , apenas catorze preencheram os requisitos mínimos necessários para se legalizarem como partidos e concorrerem às eleições democráticas .

Estas Organizações políticas estão a fazer campanhas políticas pelo país aparentemente de maneira totalmente livre e ordeira .

Os discursos nos comícios políticos e na mídia são de apaziguamento e unidade nacional e dão claros sinais de que as Eleições em Angola serão transparentes , livres e pacíficas , denotando isso um amadurecimento político muito grande do povo angolano , na sua maioria , e a certeza de um caminhar mais equilibrado rumo ao desenvolvimento que muitos almejam , dentro e fora do país .

Comparando as duas situações , 1992 e 2008 , os sinais são claramente opostos e , desta vez , as atitudes dos partidos políticos e outras organizações em geral dão sinais claros de um grande amadurecimento , clareza de espírito e objectivos pacíficos ..

Muitos dos estrangeiros e seus familiares ausentaram-se de Angola nesta época de eleições e nota-se muito claramente isso nas ruas com a diminuição de circulação de carros de mais de trinta por cento , na área urbana da cidade de Luanda .

Nos bairros fora do centro urbano a circulação automóvel pouco se alterou .

Nesta época do ano é normal muitas pessoas ausentarem-se do país em virtude do verão na Europa mas é notória uma ausência maior de pessoas , principalmente estrangeiros .

A maior parte dos angolanos por aqui continuam tranquilos e a movimentação de pessoas e bens é bem pacífica tanto na cidade de Luanda como nas estradas em direcção às outras Províncias e pode-se viajar de carro com segurança em qualquer hora do dia ou da noite para qualquer ponto do país , com certeza .

A não ser alguns acidentes rodoviários graves por motivo de melhoramento das estradas e maiores velocidades .

Nota-se algum policiamento nas ruas da cidade de Luanda mas isso tem sido normal nos últimos anos .e pouco se alterou e a policia de trânsito melhorou bastante , comparativamente ao passado .

Há uma orientação por parte do Governo de Angola para que todos os cidadãos tenham uma atitude de unidade nacional e exemplar .

É possível constatar uma clara e real organização das eleições , inclusivé através da Internet , com fácil acesso a todos de maneira a obterem as informações necessárias para que haja uma votação sem atropelos nem desorganização .

E Angola está de parabéns pois está sabendo , por si , construir os melhores caminhos no seu desenvolvimento , apesar das contínuas dificuldades conjunturais e estruturais internacionais .

Os países lusófonos terão muito a ganhar com este exemplo de Angola .

Todos nós queremos e desejamos o melhor para esta grande e bela Nação lusófona , após tantos anos de suor e lágrimas .

Angola com certeza vai ganhar sua medalha olímpica .

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola