segunda-feira, 22 de junho de 2009

“A princesa, o embondeiro e os caurins”

460>_672565

Para ver na internet esta história em desenhos animados, clicar no link seguinte e procurar nas conchas (caurins) centrais o texto em português:
http://dpel.unilat.org/DPEL/Creation/IR/Module5/index.pt.htm

Instalação na Internet do quinto módulo de Itinerários Românicos: “A princesa, o embondeiro e os caurins”
01-06-2006

Paris (França)

Na linha do desenvolvimento do suporte lógico Itinerários Românicos, a União Latina, acaba de instalar na Internet o quinto módulo, intitulado “A princesa, o embondeiro e os caurins”.

Baseado num conto senegalês, escrito especialmente pelo contador Massamba Gueye para integrar a série dos módulos que constituem os Itinerários Românicos, este módulo permite pôr em evidência a valorização de todas as culturas dos países membros da União Latina. Este conto africano proporciona a descoberta de certos aspectos da cultura africana, particularmente da senegalesa.

Tal como aconteceu com os módulos precedentes, este foi realizado no quadro de uma cooperação multilateral, com a participação de uma vasta equipa de profissionais de vários países membros da União Latina de África, América Latina e Europa.

Esta abordagem lúdica e inovadora da intercompreensão, valorizada através de acções de formação, denota a aliança existente entre as línguas no plano das políticas linguísticas e, no plano pedagógico, a didáctica integrada das línguas. O seu objectivo é o de favorecer o reconhecimento das línguas e revelar as capacidades de intercompreensão em línguas neolatinas do público visado.

Esta ferramenta, a que se pode aceder livremente no sítio http://dpel.unilat.org, facilita o trabalho de aprendizagem em várias línguas de forma simultânea em vez de consecutiva. As actividades de aprendizagem, variadas e baseadas na autonomia e auto-aprendizagem, podem também ser desenvolvidas no quadro de uma aprendizagem guiada no meio escolar. Elas têm como objecto o reconhecimento das línguas, o campo lexical, aspectos gramaticais elementares, frases simples permitindo expressar-se nas seis línguas e, finalmente, o domínio intercultural e educativo com um trabalho sobre a tipologia dos discursos e as categorias discursivas. A programação destas actividades segue uma certa “progressão” que garante uma maior pedagogização de módulo em módulo.
http://www.unilat.org/SG/index.pt.asp?id=40&archive=Accueil&annee=2006

[PLAY]
Posted by Toke

Pensar e Falar de Angola

Sem comentários: