quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

PAVILHÃO ANGOLA - Expo Zaragoza 2008

PAVILHÃO DE ANGOLA EXPO ZARAGOZA 2008
EXPOSIÇÃO "MOMENTOS"

A exposição "Momentos" irá propor ao visitante uma viagem pelo país, percorrendo uma Bacia Hidrográfica fictícia, que representará um conjunto dos mais expressivos momentos relacionados com a água no nosso país explorando os locais, as gentes, os usos dos recursos hídricos, mitos, desenvolvimento sustentável das populações locais, etc., dando a conhecer a imensidão do país e o seu potencial.A melhor forma de explicar as intenções desta exposição será abordar de forma sintética os conteúdos mais relevantes para cada espaço.

1° Momento - Floresta
A Entrada na Floresta do Maiombe (Cabinda). O visitante será recebido pelo guardião da selva (Bakama). O nosso percurso começa numa floresta húmida, simbolizando o início de um ciclo que começa com a chuva.

2° Momento - Savana
A Aldeia como origem dos costumes (Bengo). O visitante será enquadrado no universo rural, envolvido pelo modus vivendi das populações autóctones e com a forma como utilizam a água para a agricultura e pesca de subsistência monofamiliar.
3° Momento - Anhara
Ainda em contexto rural, somos levados até às planícies arenosas, de vegetação rasteira (Bié) para conhecer a perícia artesanal. Os moinhos de pedra movidos a água. Uma forma assaz interessante e representativa da cultura das nossas gentes. Digno de mostrar.
4° Momento - O Oásis.
O importante neste momento é fazer a transição entre o mundo rural e o mundo industrializado já que a intenção é fazer deste percurso um caminho que pela água nos permita mostrar ao mundo a diversidade não só ecológica como também social, industrial, entre outras. O fundamental será mostrar o Eco Turismo associado á água, ou seja, o potencial que temos neste campo, sendo que um dos exemplos mais representativos é sem dúvida a Lagoa do Arco (Namibe), que é fruto de águas subterrâneas.
5° Momento - Quedas de Água / Barragens Entramos no universo da indústria, da vivência cosmopolita e previsivelmente da energia. A Barragem do Gove (Huambo) é sem dúvidas um dos projectos de industrialização que interessa ao nosso paí
s mostrar ao mundo. Aqui interferem os temas da Energia Hidroeléctrica e a Agro-indústria associada à irrigação.
6° Momento - O Deserto O facto desta Exposição Mundial ser sobre a água implica não só abordar a abundância como também a ausência. Nesse sentido, parece-nos imperativo tocar na questão da desertificação e nos esforços necessários para impedir que esta questão ambiental evolua para além das nossas capacidades de a reverter. Sendo que o pais está investindo no controlo da desertificacão do Tômbwa, é importante abordar a questão e como as populações autóctones controlam a situação.
7° Momento - A Foz e O Mar O Rio Kunene, como um dos de caudal mais interessante e cuja gestão congrega interesses para além dos territoriais. Angola como gestor de recursos hídricos. O Mar como fonte e morte e todo o simbolismo a ele implícito. Nota Importante! A intenção de abordar as águas profundas ainda não está totalmente definido. Estão previstas as abordagens aos outros locais do país nas transições que se fizerem entre os momentos.

TEXTO SECUNDÁRIO




Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto