segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Exposição de Pintura




Uma exposição de pintura intitulada “A estética exegética” do artista plástico Matondo Alberto será inaugurada no dia 25 de Janeiro, na galeria "De Maio", na União Nacional dos Artistas Plásticos (Unap), em Luanda.


A amostra estará patente ao público até 19 de Fevereiro e realiza-se, em alusão ao 08 e 25 de Janeiro, Dias da Cultura Nacional e da Fundação da cidade de Luanda, respectivamente.


As obras, executadas nas técnicas de acrílico e óleo sobre tela, abordam aspectos do quotidiano angolano, como vendedoras, bailarinas, paisagens, musseques, realçando-se igualmente a importância da água para a vida humana.


O filósofo e historiador de arte, Patrício Batsíkama, no prefácio que fez para a exposição, refere que Matondo Alberto tenta mostrar que a espoliação de Angola não foi apenas a exploração do homem pelo homem, mas também a pilhagem das matérias primas e o desvio das verdades inacabadas. "A linguagem pictural do pintor reflecte ainda a criação das infra-estruturas sólidas e duradouras duma angolanidade onde bantu e não bantu intervenham pela coesa irmandade", referiu.


Nascido em 30 de Dezembro de 1947 na província do Uíge, Matondo Alberto, autor de várias exposições individuais e colectivas, é membro da Unap.
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto