terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Cronologia 2007

Janeiro
• Realiza-se, em Cabinda, primeiro acto oficial de incorporação geral de ex-militares da FLEC e das demais organizações sob autoridade do Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD) nas Forças Armadas Angolanas e Polícia Nacional.
• Angola eleita membro do Conse­lho de Paz de Segurança da União Africana para um mandato de três anos, durante a sessão da Comissão Executiva preparatória da 8ª Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da organização, realizada em Addis Abeba, Etiópia.
Março
• Delegações do Governo de Angola e da República Democrática do Congo (RDC), reunidas em Kinshasa, reafirmam o seu engajamento na intangibilidade das fronteiras comuns herdadas da colonização. Essa decisão surge na sequência de algumas acusações feitas pela parte congolesa de que tropas angolanas haviam ocupado parte do ter­ritório vizinho.
• Angola e a Rússia assinaram, em Luanda, quatro protocolos de co­operação bilateral nos domínios hidro - energético, agro - pecuário e de rádio difusão, por ocasião da visita ao país do presidente do Governo da Federação Russa, Mikhail Fradkov.
Maio
• Angola foi eleita membro do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas por 172 votos a favor, em sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque. O mandato de Angola cobre o período 2007 - 2010, juntamente com outros 13 novos membros eleitos em representação de diferentes regiões do mundo.
Junho
• Angola e o Togo iniciam uma nova era nas relações bilaterais, com a visita oficial do Presidente Faure Gnassimbe ao país. Durante a visita, os dois países assinam Processo Verbal.
• Os países membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul adoptam a “Declaração de Luanda”, na qual se comprometem a apoiar os esforços dos Estados membros para a promoção do princípio de resolução de disputas através de meios pacíficos.
Julho
• Angola e a República Democrática do Congo assinam acordos nos domínios das Pescas, Construção Civil, Petróleos e Cultura, durante a visita oficial do Chefe de Estado congolês a Angola.
Agosto
• Morre líder histórico da FNLA, Holden Roberto, aos 84, após prolongada doença. Trata-se do último sobrevivente dos três movimentos de libertação que subscreveram o Acordo de Alvor, em 1975.
Setembro
• O Presidente José Eduardo dos Santos, nomeia António Bento Bembe, presidente do Fórum Cabindês para o Dialogo, para ministro sem pasta, no âmbito do Memorando de Entendimento para a Paz no enclave.
• Os governos de Angola e de Cuba assinam vários instrumentos jurídicos nos domínios da Construção Civil e Obras Públicas, da Saúde, que visam a implementação do protocolo complementar ao acordo geral, durante a visita do Presidente José Eduardo dos Santos a Havana.
• O Governo Angolano e o Eximbank da China assinam, em Luanda, um acordo consubstanciado num crédito de dois biliões, destinados à continuação do financiamento do Programa de Reconstrução de infra – estruturas em todo o território nacional.
• O Presidente José Eduardo dos Santos, defendeu, em Nova Iorque, o fim do embargo dos Estados Unidos contra Cuba, durante o seu discurso na sessão especial das Nações Unidas dedicada à problemática das mudanças climáticas.
Outubro
• Angola e o Brasil assinam sete instrumentos jurídicos que vão servir de base à cooperação bilateral entre os dois países, nos domínios das Finanças, Educação e Saúde, durante a visita do Presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva.
• Angola e a Namíbia rubricam 11 novos instrumentos jurídicos no domínio da Educação, Agricultura, Segurança, e Ordem Pública, Justiça, Investimento Privado e Comunicação Social, durante a visita do Presidente José Eduardo dos Santos à Namíbia.
• Angola e de Moçambique assinam nove acordos de cooperação nos domínios da Ciência e Tecnologia, Geologia e Minas, Petróleos, Comunicação Social, Construção Civil e Obras Públicas, Ensino Superior, Administração do Território, Pescas e Aquicultura e Energia, durante a visita do Presidente José Eduardo dos Santos a Moçambique.
Novembro
• O Secretário de Estado da Cooperação de França, Jean Marie Bockel, anuncia em Luanda a vinda em Fevereiro do corrente ano, do Presidente francês, Nicolas Sarkozy. O anúncio foi feito pelo governante gaulês depois de uma audiência concedida pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
• O Presidente José Eduardo dos Santos, solicitou o apoio dos países membros da OPEP, para ajudar a reconstrução de Angola. O Chefe de Estado afirmou que o país precisa de 20 biliões de dólares para assegurar a reconstrução. Dos Santos teceu tais considerações na Cimeira da Organização que decorreu em Riyad, na Arábia Saudita.
Dezembro
• Presidente da República, José Eduardo participa, em Lisboa, na II Cimeira União Europeia – África, que junta cerca de 80 Chefes de Estado e de Governo de África e Europa, para definirem um novo quadro nas relações entre os dois continentes.
• O Centro de Produção Gráfica das Edições Novembro – E.P, com capacidade para produzir 60 mil exemplares do Jornal de Angola e 30 mil do Desportos, é inaugurado pelo Presidente José Eduardo dos Santos.
• O Presidente José Eduardo dos Santos anuncia a realização de Eleições em 5 e 6 de Setembro de 2008


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto