quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Caminho-de-ferro ligará porto do Namibe a Walvis Bay

Peritos angolanos e namibianos estão a trabalhar na elaboração de um projecto visando a construção de uma linha-férrea que ligará os portos de Walvis Bay (Namíbia) e do Namibe (Angola).
Os dois países estão a trabalhar para que as mercadorias que vão para a Namíbia de barco a partir de Angola, possam ser transportadas por via-férrea a partir do porto do Namibe, acontecendo o mesmo para os produtos que saíam de Walvis Bay para Angola.
Existem também projectos comuns, nomeadamente agrícolas e de electricidade para os dois países. A partir da barragem de Kalweke na Namíbia, vai electrificar-se as localidades de Onjiva e Xangongo, província do Cunene, de Matala, Cahama e Lubango na província da Huila e o Porto do Namibe, todas no sul de Angola.
Para a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), existe um projecto integrado de electrificação a longo prazo, no chamado corredor ocidental, a partir da barragem hidro-eléctrica de Inga (RD Congo), ligando Angola, África do Sul, Botswana e Namíbia.
Está ainda previsto o corredor Leste que partirá de Inga para o Lumbumbashi (sul da RD Congo) até Zâmbia, Zimbabwe, Moçambique e África do Sul.
Os projectos constam de um programa mais ambicioso e a longo prazo inserido nos planos da Nova Parceiria para o Desenvolvimento Económico de África (NEPAD), que prevê ainda a construção de aeroportos, portos, caminhos de ferro, exploração conjunta dos recursos hídricos, agrícolas, da flora, fauna e estradas.
Fonte: Angola Acontece

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: