domingo, 20 de janeiro de 2008

JORGE ANTÓNIO

Nasce em Lisboa a 8 de Junho de 1966.
Durante os estudos secundários inicia uma actividade cineclubista e realiza uma dezena de filmes amadores em suporte 8mm e Super 8.
Em 1985 ingressa na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, que termina em 1988, especializando-se na área de Produção. Desde então está ligado ao cinema e audiovisuais, tendo colaborado com Paulo Branco, Atalanta Filmes, Cunha Teles, Shots, Arca-Filme, Latina-Europa, Fundação Gulbenkian, Instituto Camões, Rosa Filmes, Cinemate, LxFilmes, entre outros portugueses e estrangeiros.
Fomenta e colabora na edição de livros e revistas tais como: Revista de Cinema, Cinema em Português, Cartazes de Cinema, Cadernos de Cinema, Cinema em Angola, Dicionário Temático da Lusofonia, Cena Lusófona, Boletim IACAM, entre outros.
Em 1991 inicia-se na realização de cinema com a curta-metragem, O Funeral.
Em 1993 realiza a longa-metragem e primeira co-produção luso-angolana, O Miradouro da Lua. É desde esse ano o realizador estrangeiro com maior filmografia em Angola. Co-produziu e produz entre os dois países os seguintes filmes: Uma Frase Qualquer (1996), Outras Frases (2003), Angola - Histórias da Música Popular (2005), Kuduro - Fogo na Museke (2007), O Lendário "Tio Liceu" e os Ngola Ritmos (2008) e A Dança dos Akixi (2008).
É, também, desde 1995, o Produtor Executivo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, organizando e produzindo workshops, espectáculos e digressões em países como Angola, Portugal, Polónia, Índia, Gabão, Camarões, Congo entre outros.
Foi membro do júri ICAM no Concurso Selectivo às Co-Produções em 2004, membro do júri ICAM no Concurso Selectivo a Co-Produções com países dos Palop's em 2004, membro do júri oficial do Festival Caminhos do Cinema Português em 2006, membro do júri ICAM no Concurso Festivais de Cinema 2006.
Actualmente vive e trabalha em Lisboa e Luanda e é desde Janeiro de 2007 consultor para os assuntos internacionais do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: