sexta-feira, 20 de julho de 2007

Odantlan '02


Odantalan '02

A leitura contemporânea das raízes
(2002)


Odantalan é um trabalho profundo, diferente e quase sempre bizarro. Inédito, experimental e contemporâneo, é feito de todas as misturas de uma Angola que excede fronteiras - algo que surge nas profundezas de um disco inóspito, repleto de leituras alternativas.


Tudo surge da ideia de realizar um intercâmbio cultural, com o objectivo de chegar às profundezas da herança cultural e espiritual de Angola - a contar desde o período do reino do Manikong até aos dias de hoje.


O projecto, idealizado por Victor Gama e a PangeiArt, juntou músicos e compositores, historiadores de arte e antropólogos angolanos e também de Cuba, Colômbia e Brasil. Um conjunto reunido numa residência musical em Luanda, que - durante um mês - trabalharam sobre conceitos da filosofia e sistemas do Kongo/Angola - servindo como ponto de partida para novos processos de criação.


O trabalho do grupo andou em torno de conceitos como o de "dikenga" - o cosmograma Kongo, inspirando os músicos em torno de muitos instrumentos; marimbas de angola em interacção com marimbas do pacífico, dialogando com berimbaus do Brasil ou Ungo de Angola.


Todo o trabalho criativo surgiu em sessões de improvisação, de onde resultaram composições para os instrumentos transmutados "Pangeia" e muitos outros instrumentos oriundos de Angola, Brasil e Colombia.


Deste mês de criação, workshops e apresentações surge um livro e um CD, com um pouco daquilo que se viveu e experimentou nesta residência da criação. Um resultado inóspito, repleto de leituras alternativas.

Fonte: http://www.attambur.com/OutrosSons/Paises/odantalan_02.htm


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: