terça-feira, 31 de julho de 2007
Angola, descrita - Cabinda
segunda-feira, 30 de julho de 2007
LIVRO DIRECTO
Mantorras foi conhecer o seu livro: «É a história da minha vida
Ricardo Gouveia (MaisFutebol)
Foi com um brilhozinho nos olhos que Pedro Mantorras teve o primeiro contacto com o «Livro Directo», o livro, da autoria de José Gabriel Quaresma, jornalista da TVI, que conta toda a história do avançado angolano. O jogador visitou a gráfica onde o livro está a ser impresso e acompanhou todo o processo acompanhado pelos filhos. Uma biografia que chega às bancas já a partir desta segunda-feira.
«Fiquei encantando. Acima de tudo é a minha vida que está neste livro. Foram muitas horas perdidas para realizar este sonho. Tudo o que está neste livro é importante, é a minha vida, a minha história. Conta de onde o Mantorras veio e onde o Mantorras chegou. Há pessoas que vão chorar e há pessoas que vão rir. Nunca imaginei. Tenho muito orgulho de onde saí e agora ver isto é muito bom. A vida tem sempre novidades. As pessoas vão gostar», contou um Pedro com um sorriso rasgado.
O avançado não quis revelar pormenores porque «isso tiraria a graça do livro», mas espera vir, num futuro próximo, a acrescentar novos episódios a uma história que ainda não acabou. «As pessoas perguntam se tem a história do joelho, mas isso não interessa, o mais importante é o outro lado da vida do Mantorras, fora do campo. Trabalho todos os dias. Procuro sempre vencer e ajudar os meus colegas. Estou ali para ajudar e para servir o Benfica. Estamos todos ali para um objectivo, ganhar todas as competições em que estamos inseridos, então, quem jogar vai dar o seu melhor», acrescentou.
Um livro dedicado aos seus «bebés», a forma como Mantorras trata os filhos Celma, Luís Filipe e Damiana que o acompanharam na vista à gráfica. «É um orgulho muito grande os meus filhos, daqui a cinco/seis anos, poderem ler a história do pai deles. Vai ser um orgulho muito grande. Dedico este livro aos meus filhos», destacou.
O «Mantorras - Livro Directo», da editora Prime Books, vai estar à venda a partir desta segunda-feira, dia 30 de Julho, com um valor de capa de 14€40.Pensar e Falar Angola
Passeando na cozinha - Muamba de Peixe
INGREDIENTES:
300 grs de abóbora
PREPARAÇÃO:
Depois do peixe arranjado corta-se às postas. Leva ao lume num tacho o óleo-de-palma, a cebola e os dentes de alho picados. Assim que a cebola alourar um pouco, junta-se os quiabos cortados ao meio, assim como as beringelas descascadas e cortadas aos cubos e a abóbora aos quadrados. Deixa-se refogar um pouco mexendo. Adiciona-se um pouco de água e põe-se o peixe, o gindungo e tempera-se de sal. Deita-se mais um pouco de água e deixa-se o peixe cozer (10 min).
Angola, descrita - N'Dalatando:
Foi denominada cidade de “Salazar” em 1936.
Pensar e Falar Angola
domingo, 29 de julho de 2007
Caminhos de Globalização
Esta "diminuição" do tamanho do nosso mundo, que se faz por via de um acesso quase instantâneo à informação e ao conhecimento do que se passa nos antípodas, é no entanto muito mais aparente do que real.
O conhecimento e a informação não estão assim tão acessíveis como nos querem fazer crer. Na verdade estamos perante um gigantesco jogo de "sombras chinesas", através do qual os "senhores do mundo", autênticos manipuladores da realidade, nos fazem acreditar que:
- a globalização económica é inevitável e é a solução miraculosa que há-de levar o mundo à salvação;
- os líderes mundiais estão genuinamente preocupados com o bem estar das populações e disponibilizam toda a informação para que os governados possam fazer as suas escolhas conscientemente;
- neste movimento inexorável, a diversidade é respeitada e promovida, de tal forma que as diferenças entre todos os seres humanos acabarão por se esbater (veja-se a contradição dos termos).
Mas será isto inevitável? Terão os cidadãos alguma possibilidade de intervir na vida pública, recuperando as suas margens de liberdade e autonomia?
Penso que sim! Seja através do exercício de actividade e debate político no seio de partidos (nos países onde tal é permitido), seja através do exercício da liberdade de pensamento e partilha desse pensamento, usando as tecnologias disponíveis.
Mas para que esse exercício seja efectivo, consequente e possa promover a mudança, torna-se imprescindível uma aposta firme na Educação das populações. Só a educação pode dar o conhecimento e as competências necessárias para o exercício da cidadania.
É por saberem isso que muitos governos, em todo o mundo, não investem o necessário na educação dos seus cidadãos, garantindo dessa forma a perpetuação de um poder que, podendo ser democrático na sua forma exterior (realização de eleições, alternância de partidos no governo), não o é na prática, pois exclui a maioria da população do acesso consciente e informado às decisões sobre a sua vida.
sábado, 28 de julho de 2007
Passeando na cozinha - Muamba de Galinha
1 galinha caseira
Confecção:
Depois da galinha arranjada e lavada, corta-se aos bocados e tempera-se com sal, os dentes de alho e o gindungo pisados. Põe-se a galinha num tacho com a cebola picada e o azeite e leva-se ao lume a alourar. Entretanto coze-se os dendéns, assim que estiverem cozidos, escorre-se a água e pisa-se para separar os caroços. Adiciona-se cerca de 1 litro de água morna, aos poucos espreme-se bem e coa-se. Junte esta à galinha e deixe cozer, misturando a abóbora cortada aos cubos. Por fim junte os quiabos e deixa-se acabar de cozer. Sirva a muamba acompanhada com funge.
II
Ingredientes:
1 Galinha ou Frango;
1 Cebola grande;
3 Tomates maduros;
3 Dentes de alho;
1 Folha de louro;
1 Limão;
6 Colheres (de sopa) de óleo de palma ou de azeite de dendê;
3 Abobrinhas;
3 Berinjelas;
100 gramas de quiabos;
Sal à gosto;
Pimenta Malagueta (Piripiri);
250 gramas de Farinha de Milho.
Modo de Preparação:
Limpe, corte em pedaços e tempere com sal o frango. Leve ao lume com as cebolas e os alhos, descascados e picados, o louro, os tomates limpos de sementes e picados, o óleo, o sumo de limão e o piripiri. Leve a lume moderado a estufar e sacuda o tacho de vez em quando.
Descasque e corte em pedacinhos as berinjelas e as courgetes e junte quando o frango começar a ficar tenro. Sacuda o tacho com cuidado e deixe cozer.
Quando estiver quase cozido, junte os quiabos limpos e cortados em rodelas.
Engrosse com um pouco de farinha de milho dissolvida em água e deixe apurar.
À parte, leve 1 litro de água ao lume sem sal e deixe ferver.
Desfaça à parte metade da farinha em água morna e junte à água que levantou fervura. Mexa com uma colher de pau e junte o resto da farinha aos poucos, deixando cair em "chuva", mas mexendo sempre, em lume moderado. Vá desfazendo os caroços que se forem formando, com o auxílio da colher de pau e deixe ferver durante 5 minutos, obtendo um creme espesso.
Despeje num prato e cubra com outro igual.
No momento de servir, retire o prato de cima, faça uma cruz e sirva.
À parte, sirva a galinha com os legumes.
Pensar e Falar Angola
Angola, descrita - (Ambriz e Ambrizete) N'Zeto
(…)
No território à volta de Luanda, a capital histórica, pequenas povoações foram-lhe definindo completamente uma área de influência, como Ambriz e Ambrizete (N’Zeto). (…)
“O Ambriz e o Ambrizete muito semelhantes na forma, na situação e na história, são povoados quasi centenários, criados por fortalezas, ou baluartes, de protecção a pequenas feitorias comerciais, e que depois singraram para os seus destinos de centros comerciais e agrícolas, com boca sobre o mar. Fazem-me lembrar vilas mestiças de um cruzamento da África co o Alentejo. Não são lindas, mas têm imenso carácter e ressumam a solidez das coisas esforçadamente feitas.” ( Galvão, vol I,181 ).
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Frutos de Angola - Maracujá
Um Maracujá tem um valor energético de:
Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. As sementes do maracujá são um poderoso vermífugo.
Receitas
(Clique em Ler Mais para ter acesso a Receitas)
<---Segunda parte do texto --->
Mousse de maracujá
Gelatina de Maracujá
Ingredientes:
• 30 gr de gelatina• 1 taça de agua fria• 1 lata de leite evaporado• 1 lata de leite condensado• 500 ml de leite • 1 colher de essência de maracujá• Polpa de maracujá a gosto
• Forma alta com capacidade de 1 litro
Maneira de Preparar:
1. Hidrata a gelatina em água durante 5 minutos e dissolve em banho Maria o no forno microondas.
Bolo de Maracujá
Angola, descrita
quinta-feira, 26 de julho de 2007
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Frutos de Angola - Sape-Sape
Moçâmedes
(Clique em Ler Mais para ter acesso a todo o texto)
<---Segunda parte do texto --->
terça-feira, 24 de julho de 2007
Frutas de Angola - Manga
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
% água - 82.0
%hidratos de carbono - 11.8
% Fibras - 4.6
Vit A UI - 3894
Vit C mg/100g - 14.65
Vitamina E - 1,02 mg.
Vitamina B1 - 0,04 mg
Vitamina B2 - 0,05 mg
Vitamina B3 - 0,70 mg
A Manga é originária da Índia, onde ainda existem espécies selvagens, muito ricas em fibras e com um gosto a terbentina muito mais forte do que as espécies que se espalharam um pouco por todo o mundo, especialmente África e América do Sul.
Consta que a infusão feita a partir das flores da Mangueira serve para combater a Bronquite, uma vez qu são ricas em ácido gálico. Pela sua riqueza em fibras tem um efeito laxante, propriedade aumentada se consumida antes da sua total maturação.
Receitas
(Clique em Ler Mais para ter acesso a Receitas)
<---Segunda parte do texto --->
Batido de Manga
Ingredientes
1 1/2 taça de manga picada (fresca)
1 taça de néctar de manga, frío
2/3 taça de leite evaporado
Sumode 2 limões
1 colher de açúcar
Cubos de gelo (opcional)
Instruções
Combina a manga, o néctar, o leite evaporado, o sumo de limão e o açúcar numa batedeira até obter uma mistura homogénea. Serve sobre
Creme de côco com manga
Ingredientes
3 folhas de gelatina (20 gr)
1/3 de um copo de água fria
400 ml de leite
1 lata de creme de coco
2 colheres de mel
2 colheres de açúcar
2 mangas
Preparação
1 - Hidrata a gelatina em água fria
2 – Aquece o leite com o creme de côco, o mel e o açúcar, sem deixar ferver
3 – Retira do fogo e junta a gelatina hidratada e mistura até que se dissolva
4 - Deixa arrefecer
5 – Verte para uma forma e põe na geleira.
6 – Descasca as Mangas e corta em tiras.
7 – Desenforma e decora com as tiras da manga
Doce de Manga
Ingredientes
6 Mangas descascadas e cortadas em tiras finas
½ chávena de ginguba (amendoins) descascados e moídos
½ chabena de passas de uva
1 chávena de açúcar
Preparação
Ferva o açúcar com uma chávena de água e quando estiver no ponto, junte a ginguba (amendoins) e as mangas.
Leve ao fogo e mexa até ferver. Quando estiver espesso retire, deixe arrefecer e decore a gosto com as passas.
Pensar e Falar Angola
COSTA ANDRADE
Nasceu no Lépi, Huambo/Angola, em abril de 1936. Estudou os cursos primário e secundário em Lubango/Angola. Fez o curso superior de Arquitetura, em Portugal, Brasil (SP) e Belgrado (antiga Iugoslávia). Aos 15 anos de idade, colabora em jornais, em Huambo, particularmente em O Planalto. Fundou com outros escritores o Jornal do Liceu, aos dezesseis anos.
Autobiografia
Não existe mais
A casa onde nasci
Nem meu Pai
Nem a mulembeira
Da primeira sombra.
Não existe o pátio
O forno a lenha
Nem os vasos e a casota do leão.
Nada existe
Nem sequer ruínas
Entulho de adobes e telhas
Calcinadas.
Alguém varreu o fogo
A minha infância
E na fogueira arderam todos os ancestres.
(p.225)
Pensar e Falar Angola
Cimeira Mundial de Diamantes
(Clique em Ler Mais para ter acesso a todo o texto)
<---Segunda parte do texto --->
Fonte: http://www.endiama.co.ao/news.php?id=59
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Frutos de Angola - Tamarindo
É uma vagem, classificada como legume, que tem casca cor de terra, dura e quebradiça. A sua polpa avermelhada e escura, fibrosa, de gosto agridoce, com alto teor de ácido tartárico (um estimulante das glândulas salivares). É rico em sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e cloro. Possui propriedades laxantes, porque estimula o funcionamento dos intestinos.
Receitas
(Clique em Ler Mais para ver todas a s receitas)
<---Segunda parte do texto --->
Sumo de Tamarindo
Ingredientes:• 200 gr de tamarindo,• 2 limões,• 1 ½ litros de agua,• 3 colheres de açúcar ou mel,• 3 colheres de gengibre fresco finamente ralado,• 2 colheres de cominho moído e tostado,• Folhas de hortelã.
Elaboração
Ferve o tamarindo em meio litro de agua durante 15 minutos. Extrai o sumo e a polpa através de um coador. Junta os outros ingredientes a este suco, mistura e deixa repousar 15 minutos. Filtra o suco através dum pano e dilui em 1 litro de água, juntando o sumo dos dois limões.
Flor de Tamarindo
Ingredientes:
3 folhas de gelatina½ taça de agua700 ml de agua300 gr de açúcar branco200 gr de polpa de tamarindo
Formas individuais em forma de flor
Maneira de preparar:1 Hidrata a gelatina em água e dissolve em banho María ou no forno de microondas.
2 Ferve a água com o açúcar e a polpa até os ingredientes estarem bem dissolvidos
3 Retira do fogo, deixa arrefecer e incorpora a gelatina hidratada.
4 Despeja nas formas e refrigera até que
5 Desenforma e decora com tamarindos.
3 limões,
hidrata a gelatina em água fria dissolve em banho Maria ou em forno de microondas.
Ferve a água com o açúcar e junta a gelatina sem deixar de mexer até ficar sem grumos.
-
Pensar e Falar Angola A RENÚNCIA IMPOSSÍVEL ( Agostinho Neto – 1949 - ) NEGAÇÃO Não creio em mim Não existo Não quero eu não quero ser Quero...
-
ELOGIO FUNEBRE Elaborado pela família de JOÃO BAPTISTA DE CASTRO VIEIRA LOPES Como assumiu [i] em vida, JOÃO VIEIRA LOPES, vi...
-
A peça designada Pensador, é uma das mais belas esculturas de origem Tchokwe, constituindo hoje uma referencia cultural inerente a todos os ...