sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Memória ao 4 de Fevereiro de 1961

Celebra-se o 50º aniversário do início da luta armada de libertação nacional. É, sem qualquer margem para dúvidas ou incertezas políticas, uma data indelével na História Nacional. 4 de Fevereiro de 1961, madrugada e um punhado de homens, alguns com rudimentares armas, atacam a Cadeia de S. Paulo em Luanda, para libertarem os presos políticos que, ao que se dizia, seriam mortos em breve. Em resposta o regime colonial português prendeu e torturou a seu bel-prazer. Esta resposta abrupta levou a que se começassem a organizar os nacionalistas angolanos de modo a iniciarem a luta armada e deixassem as suas organizações cívicas e pacíficas.
Este parágrafo, de forma muito resumida e abreviada, esquece os nomes das organizações, das pessoas e de tantos locais que passaram a fazer parte da História, com o propósito que a data que se celebra é um marco Nacional e não a pessoalização ou património deste ou daquele.
A História deu-nos muitos ensinamentos que, estamos esperançados, sirvam num amanhã.
Parabéns Angola e Obrigado aos filhos deste País que nos ensinaram o caminho.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Os Bantu na visão de Mafrano

Read on blog  or  Reader AUTORES.club Grande encontro no Luena Editorial PC-E 25 de Abril de 22 de Abril de 2024 —  Alunos do  Seminário Mai...