quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Sociedade Civil e João Lourenço

O Presidente João Lourenço recebeu ontem e hoje elementos da Sociedade Civil, que de uma forma clara têm feito uma oposição esclarecida e bem vincada, mostrando assim mais uma faceta do corte com o passado recente. 
Dos presentes falarei hoje de José Patrocínio, líder e fundador da Organização Omunga que referiu haver uma vontade de mudança.
Presente esteve tambem Luaty Beirão, o jovem que há pouco mais de um ano fez greve de fome.
Hoje foi recebido Rafael Marques que ontem foi impedido de entrar porque o seu nome não estava na lista de convidados, mas esse erro foi de imediato reparado e acertado com o próprio a ida hoje ao palácio Presidencial.
Foi unânime a ideia que o Presidente mostra uma genuína vontade de reconhecer o trabalho da Sociedade Civil na democratização e no combate à corrupção.
Destacamos aqui a Associação Omunga, que em umbundo quer dizer União e do seu site retiramos:

A Associação OMUNGA surgiu em 1998 como projecto da organização OKUTIUKA-APAV. A partir de 2000, decidiu-se apoiar o processo de autonomização de projectos tendo-se priorizado a OMUNGA devido à sua especificidade e ao estado de desenvolvimento. Com efeito, foi estabelecido um protocolo entre a coordenação do OKUTIUKA-APAV e a coordenação do projecto OMUNGA, no qual se delineavam as responsabilidades e condições da referida autonomização.
Em Maio de 2008 deu-se por concluído o processo de autonomização, dando-se por terminado definitivamente o projecto OMUNGA e constituída a Associação com o mesmo nome. Desde então a OMUNGA passou a ser, uma associação angolana de âmbito nacional fundada a 16 de Junho de 2005, cuja constituição foi publicada no Diário da República de 27 de Dezembro de 2006, III Série n.º156, como organização sem fins lucrativos, apartidária e laica que desenvolve acções de promoção e protecção dos direitos da infância e juventude. Tem actualmente a sua sede na Rua da Bolama, n.º 2, Bairro da Luz, Município do Lobito, Província de Benguela.
Em Janeiro de 2008, iniciou-se um processo faseado de unificação das equipes dos Médicos do Mundo de França e da OMUNGA que culminou em Dezembro de 2008.
Tem como Missão Institucional: promover, divulgar e monitorar em todo território nacional, politicas para infância e juventude que garantam e exercício dos seus direitos e deveres.
Actualmente associação é dirigida por uma coordenação partilhada, alicerçada pelas seguintes áreas: Centro de Informação e Documentação, Administração e Finanças, Brigada Jornalística e Área de Programas e Projectos. O seu staff é maioritariamente jovem, com uma média de 25 anos de idade.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: