terça-feira, 20 de maio de 2008

UM CÂNTICO À RAÇA HUMANA

UM CÂNTICO À RAÇA HUMANA .

Não é preciso ser vidente para constatar que o planeta caminha no sentido da miscigenação cultural e racial desde os primórdios .

Considerando-se a teoria do cientista Charles Darwin em que afirma que a natureza desenvolve-se segundo a lei natural do mais selecto e capaz , pode-se antever que a humanidade caminha , apesar de muitas aberrações , para um desenvolvimento global racial e cultural mais sustentado .

Desde o “homo sapiens” e do “Australophitecus” , brotados por desígnio da natureza sábia na região da África Austral , o humano tem colonizado o planeta terra caminhando do sul de África até à Europa e Ásia , subindo pelo Estreito de Bering e descendo a América do Norte até chegar à América do Sul e no caminho construiu civilizações fantásticas .

Pode-se afirmar que os primeiros colonizadores globais do planeta terra foram e são os humanos negros descendentes directos dos primeiros “homo sapiens” , originários da África Austral , e isto parece ser uma conclusão pacifica , abalizada cientificamente assim como a conclusão cientifica de que os humanos brotaram de um outro ser animal pré-humano .

Antes disso , só os animais supostamente denominados irracionais colonizavam o planeta mas apenas nas suas regiões ou as aves que já voavam de um continente para outro , sem fronteiras geográficas ou culturais a impedir mas retornando sempre às origens geográficas .

A colonização humana , a partir do “ Australophitecus” , deu-se no sentido de uma viagem sem retorno pois os meios de transporte e o tempo necessário para a viagem de ida não permitia o retorno às origens e daí acontecia a fixação dos viajantes às novas regiões geográficas por onde passavam e adaptando-se física e culturalmente às novas condições ambientais e sociais .

A diversificação das raças humanas , racial e cultural , aconteceu através deste processo humano de colonização do planeta e desta origem comum , de acordo com a teoria de Jacques Monod “ Le Hasard Et La Necessité” ( O Acaso e a Necessidade ) , cientista que compartilhou um prémio Nobel com Francois Jacob , e em acordo com a teoria de Charles Darwin .

A partir do século XIV e XV , com as abertura das estradas oceânicas utilizando-se as Caravelas , a humanidade reencontrou-se consigo mesmo , com sua origem comum africana , ao retornar à África Austral de onde iniciou seu longo e belo percurso humano de colonização do planeta ..

Houve aqui um reencontro , UM RELIGAR , dos povos da América com os povos Europeus e Africanos e isto deve ser motivo de especial celebração .

E hoje em dia , passados quinhentos anos , a Europa , a América e África , passaram a ter uma miscigenação racial e cultural muito mais acentuadas .

Os povos , nos diferentes países continuam a miscigenarem suas culturas e suas raças e mesmo que pessoas de raças diferentes não procriem , no entanto só o simples facto de residirem e conviverem nos mesmos lugares com raças e culturas diferentes , isso é suficiente para haver a construção de uma cultura humana mais global .

O Brasil assumiu na sua Constituição que sua raça é mestiça ou seja morena .

Há que compreender este fenómeno humano global , racial e cultural , para que possamos celebrar inteligentemente uma maior união entre os nossos povos que na realidade têm a mesma origem .

Valdemar F. Ribeiro

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola