Sons da Fala é um projecto em que participam 17 músicos, alguns não pertencentes ao grupo que concretiza os espectáculos. Entre eles contam-se um percussionista brasileiro e um guitarrista guineense. Nas vozes solistas existe também uma convidada muito especial - Nancy Vieira que, eventualmente, poderá no futuro ser integrada no projecto e no espectáculo.
O disco conta com trocas de repertório e parcerias vocais, com destaque para a canção “Menina estás à Janela” com André Cabaço, Vitorino e Janita Salomé ou o “Namoro” com Sérgio Godinho e Filipe Mukenga.
Cantores:
Sérgio Godinho (Portugal)
Vitorino (Portugal)
Janita Salomé (Portugal)
Tito Paris (Cabo Verde)
Nancy Vieira (Cabo Verde)
Filipe Mukenga (Angola)
Juca (São Tomé e Príncipe)
Guto Pires (Guiné Bissau)
André Cabaço (Moçambique)
Madeira Júnior (Brasil)
Os quatro primeiros não precisam de apresentações em Portugal.
Sobre os outros, que são personalidades importantes nos seus próprios países e no espaço lusófono (com excepção do representante brasileiro), pode-se sucintamente referir o seguinte:
Nancy Vieira:
Grande interprete caboverdeana que tem passo a passo consolidado inteligentemente a sua carreira em Portugal e no resto da Europa. Considerada por muitos como a sucessora de Cesária Évora.
Filipe Mukenga:
Um histórico da música angolana. É um dos artistas angolanos e lusófonos mais reconhecido no Brasil. Muitos intérpretes brasileiros já gravaram e interpretaram ao vivo canções da sua autoria. Entre eles contam-se, por exemplo, Djavan e Gilberto Gil.
Juca:
O artista mais importante de São Tomé e Príncipe. A sua música é reconhecidamente um dos maiores expoentes da música de dança africana de expressão portuguesa, com passagem obrigatória nas discotecas de Luanda, Maputo, Cabo-Verde, Portugal etc.
Guto Pires:
Cantor e compositor principal do grupo guineense Issábary, iniciou à alguns anos a sua carreira a solo. Baseado nas sonoridades tradicionais da Guiné-Bissau soube introduzir com êxito influências contemporâneas e universais na sua música.
André Cabaço:
O representante moçambicano neste projecto tem grandes capacidades vocais e de interpretação. A sua carreira tem seguido vários caminhos, sendo a sua música influenciada pelas tradições corais de Moçambique e da África do Sul ou no outro extremo, pela música electrónica.
Madeira Júnior:
Cantor e compositor brasileiro radicado em Portugal à alguns anos com dois discos editados.
Pensar e Falar Angola
domingo, 24 de junho de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Pensar e Falar Angola A RENÚNCIA IMPOSSÍVEL ( Agostinho Neto – 1949 - ) NEGAÇÃO Não creio em mim Não existo Não quero eu não quero ser Quero...
-
ELOGIO FUNEBRE Elaborado pela família de JOÃO BAPTISTA DE CASTRO VIEIRA LOPES Como assumiu [i] em vida, JOÃO VIEIRA LOPES, vi...
-
A peça designada Pensador, é uma das mais belas esculturas de origem Tchokwe, constituindo hoje uma referencia cultural inerente a todos os ...
Sem comentários:
Enviar um comentário