quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Terminar o ano a caminho da Formula 1
Um mail num final de ano
Navegando na net à procura de referências sobre o Colégio Espirito Santo em Nova Lisboa (hoje Huambo) , dou com o seu blogue.
Antes de mais: parabéns !
Devem estar aí investidas muitas horas de realização pessoal.
E depois lembrei-me: será que me pode ajudar a encontrar, a localizar ex-colegas de escola no Colégio dos "Padres" como era conhecido ?
Pode ser que sim... no essencial: nasci em 1965 em Nova Lisboa, e entre 1971 e 1975 estudei no Colégio. De então para cá, perdi o rasto completo aos meus colegas. Será que me pode ajudar nesse desiderato ?
Um abraço e Feliz 2009 !
Miguel Cristovao
http://coisasdosnegocios.blogspot.com/
Pensar e Falar Angola
Turismo, e de qualidade
Yara Simão
Fazendo eu votos que a desburocratrização atinja também pontos chave como sejam os consulados na concepção de vistos.
Pensar e Falar Angola
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Visitando Blogs (12)
Ai minha banda...És mesmo a melhor terra do mundo.
A semana que ainda agora a pouco terminou foi fértil em noticias sobre a nossa Banda. É que foi mesmo fértil, num apicé e quando menos se esperava...angola pra aqui, angola pra colá... o motivo? Isabelinha, esta mesma,a Isabel dos Santos, esposa de Sindika Dokolo e filha do engenheiro José Eduardo dos santos, veio arribalta e aplidada pelo jornal publico(como se já não fosse)de extremamente inteligente e dinâmica, profissional e uma boa empresária, e blá blá blá. Grandes puxa sacos. Só foi preciso Isabelinha adquirir 9,69% do capital que o milleniumm BCP detinha no BPI, para Isabelinha aparecer nas bocas, nas paginas de jornais, nas noticias televisivas e radiofónicas e até em revistas cores de rosas Portuguesas...
É que eles ainda não sabem que a intenção da Isabelinha( e Deus abençoe a mãe que pariu esta rapariga) é comprar tudo que existe cá em Portugal (tomara que seja mesmo o seu desejo), comprar não, adquirir e mesmo que compulsivamente através de OPA ou de qualquer meio que seja possível. Aliás em um trabalho que estive a fazer no âmbito de uma cadeira do meu curso (a cadeira de epistómetodologia) eu afirmara, que não tarda angola tomará conta de Portugal, e os meus colegas"brancos" insurgira-se comigo chegaram-me mesmo a dizer que estava a blasfemar... Agora com a Isabelinha a fazer das suas já me estão a dar razão, pelo menos as evidencias mostram que já começou a "Angolanização" de Portugal, como eu afirmara.
Por isto só digo: Força minha querida Isabelinha, mostra a garra dos palancas, mostra que nós somos muitos mais do que eles pensam que somos, e depois querida Isabelinha, compra o Benfica e contrata o prof Oliveira Gonçalves como treinador, e mete Mantorras a jogar mesmo a coxear, porque um angolano é bom mesmo a coxear...Outra coisa Isabelinha, compra também a PT, pra malta poder falar a borla pra banda a toda hora...
Pra terminar querida Isabelinha, e já pra finalizar, queria te deixar o meu mail (....) e nela podes me contactar, para ver se conversamos e acertamos um empréstimo de algum dinheiro para eu poder pagar as minhas propinas na faculdade, porque daqui a pouco vão me suspender de tantas que estão atrasadas.
Força Isabelinha.
Força mangolé.
Força nossa Banda.
Pensar e Falar Angola
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Escritores Angolanos - Jacinto Lemos
Pensar e Falar Angola
Angola na Rota do KitSurf
O kite também está crescendo bastante por aqui. Quando cheguei eram apenas eu e mais 3 pessoas. Hoje já devem ter mais de 20 e todos os dias é possível ver alguns kites voando na famosa kitebeach da Ilha de Luanda (praia da cidade).
domingo, 28 de dezembro de 2008
Poupar água
Uma torneira a gotejar gasta, por dia 50 litros de água; a perder um fio de água de 12mm gasta, por dia, cerca de 34mil litro;
Ao lavar o seu carro com balde e esponja em vez de mangueira, poupa cerca de 500 litros de água;
Uma piscina pode perder até 3785 litros de água por mês por evaporação o que abastece uma família de 4 pessoas por cerca de ano e meio;
Ao regar as plantas nas horas de maior calor a água evapora-se mais rapidamente;
Ao lavar os dentes com água a correr na torneira gasta, em média, 50 litros de água;
Ao fazer a barba com água a correr na torneira gasta, em média, 75 litros de água;
Ao tomar duche de 5 minutos gasta 25 litros de água; num banho de imersão gasta pelo menos 3 vezes mais;
Em cada descarga do autoclismo gasta 10 a 15 litros de água; o consumo deste equipamento representa cerca de 40% do consumo doméstico e 230 mil milhões de litros de água no país por ano;
Ao lavar a loiça com água a correr na torneira gasta, em média, 110 litros de água;
Uma máquina de lavar loiça gasta por lavagem 60 litros de água;
Uma máquina de lavar roupa gasta por lavagem 150 litros de água;
Em média uma pessoa bebe cerca de 60 mil litros de água durante toda a vida.
Ministério da energia e da àgua
Pensar e Falar Angola
(46) - Ágora - Silogismo/ Opinião/
sábado, 27 de dezembro de 2008
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Angola na Imprensa (11)
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Debate da História da Arte
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
A Caras sugere...
Minha prenda de Natal - Um livro de João Melo
«Até onde é capaz de ir a capacidade de humilhação do ser humano?»
É com esta interrogação que João Melo inicia a sua mais recente viagem pelas estórias do quotidiano angolano. A cada virar de página somos surpreendidos com a sua forma clara e honesta de apresentar os diferentes personagens, homens e mulheres que a todo o momento se movem entre uma realidade extremamente dura e os sonhos sempre adiados face à severidade do dia-a-dia, num movimento que se torna muitas vezes demasiado alucinante, demasiado presente. Utilizando, como ele mesmo diz, uma «prosa rápida e rasteira», o autor prende-nos pela acção ritmada que contém em si mesma muito da alma africana, pela ironia simples (embora não simplista...) e todavia plenamente ligada a uma reflexão profunda e cuidada das questões que são o ponto central de cada um dos dez contos, onde a palavra e a imagem se entrelaçam de forma admirável numa dança que abre diferentes caminhos (conforme a sensibilidade e a opinião do leitor), sem que nela se intrometa qualquer tipo de decadência, mesmo quando esta parece evidente.
Pensar e Falar Angola
QUEM MANDA EM CADA UM ?
Apenas podemos alterar a desordem mental profunda e superficial em nós .
.
Achamos que controlamos nossa vida e ao redor .. . pura ilusão pois na realidade o mundo anda tão complexo na sua desordem que quem manda em nós é a desordem do mundo.
Hoje pouco podemos fazer e apenas a NATUREZA tem a força capaz e suficiente para alterar a desordem criada na Terra pelos humanos.
A natureza quando age, desde o principio da vida , o faz em busca do equilíbrio e da ordem e tanto é assim que conseguiu criar esta maravilha que é o planeta Terra .
Muitos outros planetas com vida própria e inteligente devem existir neste universo infindo a que temos o privilégio de assistir hoje através do Observatório Espacial Hublle e outras pesquisas cientificas.
Somos seres privilegiados ao viver neste século XXI e ao mesmo tempo assistimos à desordem humana que nos pode engolir , destruindo não só a raça humana e outras também , após tanto tempo de evolução das espécies .. um absurdo humano .
No entanto , os mais sapientes , buscam em si a contemplação deste universo ao redor em busca de seu equilíbrio interior e lá vão conseguindo criar alguma ordem interior em si .
Valha-nos isso pois assim conseguimos não ser infelizes de todo apesar da dor a que se assiste todos os dias neste mundo em desordem e cada vez mais canibalizado pelos humanos supostamente inteligentes .
"Não ser infeliz" é um estado mais abrangente logo é mais real e , desse modo , é possível construir dentro de cada um uma desordem menor mas conscientes de que quem manda no mundo de hoje , não sabemos se no futuro também , é a desordem do mundo humano mas apenas na Terra pois o humano não tem poder , apesar de achar que tem , para alterar a ordem universal na sua impermanente permanência .
.
Há os que sentem a chuva só quando esta lhes cai em cima
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Huíla e Malária
Bernabé Lemos, chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias, disse que as mortes ocorreram nas 354 unidades hospitalares existentes na província, tendo sido observado um aumento de 327 casos em relação a igual período de 2007.
Acrescentou que, nos últimos 11 meses, o seu sector notificou 252 mil 479 consultas gerais, 425 mil 573 casos clínicos de malária, dentre os quais 13 mil 566 foram considerados graves e que afectaram principalmente mulheres grávidas e menores de cinco anos.
Entretanto, o responsável disse que, para conter a doença, a direcção provincial de saúde tem vindo a distribuir gratuitamente, através dos postos e centros médicos, doses combinadas de anti-palúdicos como "coartem" e "facidar", além de acções de sensibilização das comunidades nos cuidados a observar para prevenir a doença, incluindo a entrega de mosquiteiros impregnados.
Neste caso, Bernabé Lemos destacou o engajamento das autoridades sanitárias da província, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na execução de um plano de distribuição de mosquiteiros impregnados as populações, particularmente nas áreas consideradas de maior risco, e outros utensílios nas unidades hospitalares, nomeadamente maternidades e o hospital pediátrico do Lubango.
A fonte lamentou, por outro lado, a falta de meios como microscópios, reagentes laboratoriais, laminas e óleo de imersão nas unidades hospitalares, sobretudo naquelas localizadas no interior da província da Huíla, o que em grande parte tem dificultado o desempenho dos técnicos no combate a doença.
No ano passado, os serviços de saúde notificaram 670 óbitos em 108 mil e 435 casos de malária diagnosticados.
de ANGOP
-
Pensar e Falar Angola A RENÚNCIA IMPOSSÍVEL ( Agostinho Neto – 1949 - ) NEGAÇÃO Não creio em mim Não existo Não quero eu não quero ser Quero...
-
ELOGIO FUNEBRE Elaborado pela família de JOÃO BAPTISTA DE CASTRO VIEIRA LOPES Como assumiu [i] em vida, JOÃO VIEIRA LOPES, vi...
-
A peça designada Pensador, é uma das mais belas esculturas de origem Tchokwe, constituindo hoje uma referencia cultural inerente a todos os ...