quinta-feira, 15 de julho de 2010

Presidente Português visita Angola

O Presidente da República de Portugal desloca-se a Angola, de 18 a 24 deste mês, para uma visita de Estado que inclui a participação na VIII cimeira da CPLP, que decorrerá em Luanda, no dia 23.

A visita de Estado decorre de um convite do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que em Março de 2009 realizou igualmente uma visita de Estado a Portugal, a primeira a esse nível, desde que subiu ao poder, em 1979.

Aníbal Cavaco Silva viaja acompanhado da mulher, Maria Cavaco Silva, e integra na sua comitiva, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e do Comércio e da Defesa do Consumidor, João Gomes Cravinho e Fernando Serraqueiro, respectivamente, bem como uma delegação parlamentar.

O programa da visita inclui deslocações às províncias de Luanda, Huíla e Benguela, onde o Chefe de Estado português manterá encontros com o Presidente José Eduardo dos Santos, e ainda o presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma, autoridades locais e provinciais, e com as comunidades portuguesas. Cavaco Silva vai ainda conceder uma audiência ao líder do maior partido da oposição, a UNITA.

PR de Portugal vai falar da promoção internacional da língua portuguesa

No primeiro dia, após as cerimónias oficiais de boas-vindas, o Presidente da República vai proferir uma intervenção perante a Assembleia Nacional de Angola, reunida em sessão plenária extraordinária. Ainda no dia 19, Cavaco Silva dirige-se aos alunos e professores da Universidade Agostinho Neto, num discurso que vai incidir “na promoção e projecção internacional da língua portuguesa, sublinhando a importância que atribui a um tema que tem constituído, também, uma das prioridades da Presidência Portuguesa da CPLP”, revela uma nota da Presidência da República.

O Chefe de Estado Português vai ainda inaugurar uma exposição no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Angola, intitulada «Uma Estrada, Dois Olhares», com fotografias do português Jordi Burch e textos do escritor angolano Ondjaki. O programa do primeiro dia encerra com um Banquete de Estado, oferecido pelo presidente José Eduardo dos Santos, em honra de Cavaco Silva e da mulher.

No dia 20, os dois presidentes inauguram uma nova unidade fabril da NOVICER, uma empresa de materiais de construção, de capitais portugueses e angolanos. Uma visita a Feira Internacional de Luanda (FILDA), inaugurada nesse dia, durante a qual se dirigirá aos empresários participantes no certame, preenche a tarde do segundo dia da Visita de Estado a Angola.

A agenda dos dias 21 e 22, contempla deslocações às províncias da Huíla e de Benguela, onde, para além dos contactos que manterá com os respectivos governadores provinciais, Cavaco Silva irá proferi intervenções em dois seminários empresariais organizados pela AIP e AICEP, que se realizarão, respectivamente, no Lubango e no Lobito.

Na cidade de Benguela, o Chefe de Estado português vai visitar a Escola de Formação de Professores, e reunir-se com os docentes portugueses colocados nas províncias de Benguela e do Namibe, ao abrigo do programa «Saber Mais», levado a cabo em parceria pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e pelo Ministério da Educação de Angola (MED).

Ainda no dia 22, já após o regresso a Luanda, o Aníbal Cavaco Silva será recebido na União de Escritores Angolanos e à noite participa num jantar oferecido pelo presidente José Eduardo dos Santos aos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, antecedendo o início da VIII Cimeira da CPLP, que terá lugar ao longo do dia 23. A Cimeira de Luanda marcará o fim do exercício da Presidência Portuguesa da CPLP e o início do mandato da Presidência Angolana.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: