sábado, 3 de julho de 2010

Festival de JAZZ de Luanda

Dezassete artistas nacionais e internacionais confirmaram a sua presença na segunda edição do Festival Internacional de Jazz de Luanda, que vai ter lugar de 30 de Julho a 1 de Agosto do corrente ano, no Cine Atlântico, em Luanda.
O objectivo do festival, de acordo com António Cristóvão, responsável da empresa organizadora ao Jornal de Angola é promover o intercâmbio entre os artistas com forte componente rítmica africana, de maneira a partilharem as suas músicas e experiências e estabelecer um elo entre os músicos angolanos interpretes de jazz e de outros países.
Vão marcar nesta segunda edição o guitarrista George Benson e a cantora Dianne Reeves, ambos dos Estados Unidos da América, assim como o pianista cubano Chucho Valdês.
De Angola, disse António Cristóvão, vão participar os músicos angolanos Waldemar Bastos, Filipe Mukenga, Wyza, Gabriel Tchiema, Nanutu e o pianista João Oliveira.
Os artistas Blick Bassy (Camarões), Oliver Mtukudzi (Zimbabué), Freshlyground e Jonas Gwangwa (África do Sul), Lura (Cabo-Verde), o guitarrista Ronny Jordan (Inglaterra), 340ml (Moçambique) e Lenine (Brasil), vão completar o elenco de artistas a actuar no festival. António Cristóvão espera ir o esta segunda edição ser mais atractiva que a anterior realizada no ano passado.
Durante os três dias de espectáculo os músicos vão actuar em dois palcos, todos no Cine Atlântico, sendo o principal “Palanca” e o outro adaptado “Welwitchia”.
Segundo a organização os concertos de sexta-feira (30 de Julho) e de domingo (1 de Agosto) vão promover o jazz clássico, enquanto o de sábado (31 de Julho) terá a actuação de bandas que tocam o hard bop, estilo influenciado pelo r&b, gospel e blues. Todos os espectáculos têm início às 18 horas.
Paralelamente aos concertos, acrescentou António Cristóvão, vai haver seminários sobre música, exposições de fotografias e uma homenagem a um artista angolano, cujo nome será divulgado no certame.
Os bilhetes a serem vendidos a partir da próxima segunda-feira, serão ao preço de 15.200 kwanzas para um dia e 38.000 kwanzas para os outros três dias.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: