sexta-feira, 30 de julho de 2010

Associação dos Estudantes Angolanos em Portugal

A Associação dos Estudantes Angolanos em Portugal e a Escola de Administração de Lisboa, da Universidade Lusófona, assinaram, na capital portuguesa, um acordo destinado a reduzir as propinas dos alunos em dez por cento no acesso àquele estabelecimento de Ensino Superior.
A parceria, rubricada pelo presidente da associação, Edivaldo Fonseca, e pelo director da escola, Rui dos Santos, contempla ainda outros benefícios para os estudantes nacionais, como ofertas formativas em cursos graduados e de pós-graduação, assim como acções de formação específicas, baseadas na legislação angolana.
Para este responsável associativo, o acordo vai beneficiar os alunos angolanos em Portugal e garantir uma maior qualidade na formação dos quadros nacionais.
"A batalha da modernização dos Estados e da sua Administração Pública lança desafios à criatividade e à inovação, que requerem uma aposta forte na qualificação de especialistas, e Angola não é excepção", frisou Edivaldo Fonseca.
Rui dos Santos disse, por seu lado, que a parceria, além de apoiar os estudantes, vai também ajudar nos esforços do Governo angolano no sector da formação de técnicos, particularmente na área da administração, na qual as aulas práticas vão ser mais acentuadas.
Para o académico, a formação de quadros na área de administração é fundamental para o desenvolvimento de qualquer Estado, principalmente para países em desenvolvimento, como é o caso de Angola.
"Este protocolo vai criar condições privilegiadas para os estudantes angolanos em Portugal, onde poderão ter uma formação direccionada para as necessidades das estruturas administrativas angolanas numa das melhores escolas, com professores de renome e com aceitação internacional na área da Administração Pública", salientou.
Assistiram à cerimónia, realizada no Palácio de Santa Clara, responsáveis de instituições do Ensino Superior, estudantes, líderes associativos e académicos, entre outras personalidades.
A Escola de Administração de Lisboa lecciona os cursos de pós-graduação em Administração Autárquica e Finanças Locais, Administração Pública e Direito Publico Económico e MPA (Master in Public Administration).
A Associação dos Estudantes Angolanos, que existe há cerca de 19 anos, representa actualmente mais de 1.700 alunos.


Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...