segunda-feira, 12 de julho de 2010

Reorganização Nacional (XVI) - PEDR

O Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR), em curso no país há cinco anos, já beneficiou cerca de dois milhões de famílias camponesas, em 130 dos 163 municípios do país, anunciou o director adjunto do Instituto de Desenvolvimento Agrário, Miguel José Pereira, citado pela Angop.
O responsável, que falava à margem do encerramento do workshop sobre “Educação Financeira”, quinta-feira, promovido pelo Banco Nacional Angola, afirmou que, no quadro do PEDR, o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) apoiou, nesse período, a criação de sete mil associações de camponeses, mais duas mil que as existentes no início do projecto.Miguel José Pereira afirmou que a maior dificuldade encontrada, até ao momento, na execução do PEDR, prende-se com a falta de organização dos próprios camponeses, que, em muitos casos, não estão agrupados em associações, o que retarda o acesso ao crédito agrícola.
Ainda no âmbito do PEDR, disse Miguel José Pereira, tem estado a preocupar a não concessão da posse de terra aos camponeses, fundamentalmente, nas zonas onde as associações já estão organizadas.
Se fossem concedidas as terras, acrescentou, as associações de camponeses poderiam usá-las como garantia ao empréstimo bancário, o que ajudaria num rápido crescimento da produção agrícola, por força dos investimentos que seriam feitos com o dinheiro do crédito.
O seminário sobre “Educação Financeira” visou colher contribuições de entidades públicas e privadas, para oferecer conhecimentos básicos e necessários à população, através de palestras.
No evento, foram abordados temas como “Criando Condições Favoráveis à Bancarização do Povo Angolano”, “Impacto da Banca e das Micro-finanças na Sociedade Angolana” e “Relações de consumo no sector financeiro - realidade angolana”.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola