quarta-feira, 2 de junho de 2010

OS SONS DE ANGOLA EM LISBOA

OS SONS DE ANGOLA EM LISBOA
MALTA DA PARAKUKA no INSTITUT FRANCO-PORTUGAIS
9 de Junho, 21.30h
MÚSICA PARA AQUECER O MUXIMA
África é Ritmo!

Os ritmos de África, disseminados por todos os continentes em especial a América, evoluiram sob variadíssimas formas.

Para o Brasil foram muitos escravos de Angola e consigo a cultura desta região africana, dando origem ao samba conhecido hoje em todo o mundo.

Nos anos 50, através da rádio e dos discos, o samba, a rumba, a conga, o bolero, o merengue da República Dominicana, a plena, a guaracha, o mambo, etc, eram ouvidos, tocados e dançados em Angola, principalmente nas farras de quintal em Luanda. Foi o regresso desses ritmos às origens!

Nessa altura, o grande músico e compositor angolano Liceu Vieira Dias, adoptou uma forma única de execução do violão a partir desses ritmos pródigos e, em parceria com o lendário grupo musical “N’Gola Ritmos”, criou o “semba”, ritmo urbano que evoluiu e se tornou uma forma rítmica clássica de Angola.

O Semba, a Rebita, o Kilapanga, a Txianda, o Mukumbi, a Kazukuta, a kabetula, são alguns dos variadíssimos ritmos angolanos, trabalhados e executados pela Malta da Parakuka com uma sonoridade especial e agradavelmente acústica.

A Malta da Parakuka gravou o seu 1º CD, dedicado à memória do grande compositor angolano que foi Liceu Vieira Dias. Neste 1º CD são apresentados temas deste mesmo autor, temas tradicionais e temas originais.

Através deste e dos próximos trabalhos musicais, sempre em busca de maior qualidade, a Malta da Parakuka vai continuar a dignificar a cultura angolana implicitamente lusófona. O grupo, formado por cinco músicos conceituados e com vários caminhos musicais já percorridos durante as suas longas carreiras, revela assim, inequivocamente, as suas raízes:

Carlos Sanches – Guitarra & Voz
Jorge Kaipas – Baixo & Coros
Zezé N’Gambi – Bateria & Coros
Galiano Neto – Percussão & Voz
João Oliveira – Piano

Veja-os ao vivo em noite de véspera de feriado, no próximo dia 9 de Abril, no Auditório do Institut Franco-Portugais, na Av. Luis Bívar 91, em Lisboa. Uma oportunidade a não perder de reviver os sons e ritmos de Angola.

Música que nos faz dançar e nos aquece o Muxima!



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto