sexta-feira, 11 de junho de 2010

PAVILHÃO DE ÁFRICA - expo Xangai 2010


Palco da zona comum.



Temática: Os grandes benefícios da energia limpa no desenvolvimento urbano
Dia do Pavilhão: 3 de Junho
Características:

Para a maioria dos chineses, a África permanece um mistério. Estando separados por uma distância grande e com culturas diferentes, o povo chinês em geral, sabem pouco sobre a África. Eles estão curiosos sobre os países e as cidades africanas.A sua curiosidade será logo satisfeita visitando o Pavilhão da África na Expo 2010 Shanghai China. O pavilhão vai apresentar a paisagem exótica da África, destacando a sua longa história da civilização e do seu vigor e vitalidade nos tempos modernos.

África tem beneficiado da fama de "paraíso dos viajantes" pelos seus recursos turísticos; terra rica, única e atraente, com praias, desertos, montanhas majestosas, florestas exuberantes, rios, lagos, plantas exóticas e animais selvagens.

O Pavilhão da Expo 2010 de África será um dos pavilhões mais atraente da Expo. É o maior pavilhão na Expo e contará com performances ao vivo de alguns dos melhores bailarinos e músicos africanos. Os visitantes terão uma rara oportunidade de explorar África, bem como para cantar e dançar juntamente com o povo Africano.
O pavilhão bem decorado parece uma caixa de presente enorme, contendo agradáveis surpresas nos 43 expositores da África.
Pavilhão com forma paralelipipédica pura, de grandes dimensões, onde predomina a horizontalidade. O revestimento exterior é composto com elementos da fauna e flora africanas estilizados com fundo cromático quente, rosas, violetas laranjas, proporcionando um contra-luz tão característico nas savanas. Na vista nocturna acentua-se a tonalidade rosa.
Sob o céu fica uma exuberante acácia, árvore africana, profundamente enraizada no solo, com uma envergadura que se estende por uma centena de metros. Ao longo do horizonte figuram animais selvagens estilizados: elefantes, girafas, rinocerontes, etc..
"A árvore simboliza que África é a raiz e a origem dos seres humanos", disse Chen Jianqiu, designer fachada principal do pavilhão. Ele explicou que, assim como a árvore floresce alimentando-se através das suas raízes, a África ganha impulso a partir de sua cultura nativa profundamente enraizada.
Na entrada principal da caixa de presente, há uma parede com imagens típicas de pessoas esculpidas.
"Estas imagens revelam os traços característicos do povo Africano. Entre elas, Lucy é um destaque." disse Ma Xiaoxing, o designer de exposições do Pavilhão. Lucy é o fóssil do crânio de um macaco fêmea que viveu há 3200 mil anos. É de longe o mais antigo ancestral dos seres humanos conhecido até hoje. Ma Xiaoxing explicou: "O modelo do fóssil será uma peça central na parede, produzindo um forte impacto visual e lembrando aos visitantes que a exploração subsequente no Pavilhão da África será uma viagem especial que rastreia a origem dos seres humanos modernos" .
"O Pavilhão de África está organizado em quatro aspectos do continente, ou seja, o seu mistério como a origem dos seres humanos, a sua diversificação cultural, vigor e ritmo inato para o continente, e seu sonho de retorno à natureza." Ma disse-nos.
O pavilhão contém 43 expositores, não é exagero afirmar que o pavilhão se tornará numa enciclopedia viva sobre África, de cores vivas e formas.
Em ambos os lados do pavilhão, numa área total de cerca de 3.000 metros quadrados, haverá um animado " Bazaar" que proporciona um lugar para arte indígena.
Ao entrar no pavilhão e andando num corredor curvo, os visitantes irão aprender sobre o desenvolvimento dos países Africanos, a transformação urbana, crescimento económico e prosperidade cultural de Africa.
Os visitantes sentem-se na transição entre o passado e o futuro da África. Na área central os visitantes podem assistir a filmes sobre o desenvolvimento urbano em África,
protecção do ambiente e especialmente sobre o uso de energia limpa no processo de desenvolvimento. Esses filmes estão a contar ao mundo sobre a vitalidade de África, os progressos em avanços e as contribuições de África no desenvolvimento harmonioso para a paz mundial.
Área:26.000m2


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...