5º Raid TT de Angola
24 de Junho a 4 de Julho de 2010
A prática do desporto de Aventura e Turismo motivaram a organização de Raids Todo-o-Terreno na província do Kwanza-Sul, em Angola. Este evento que nasceu das relações de amizade e cooperação, traduzidas num acordo de geminação entre as cidades de Porto Amboim e Almada, que teve a sua primeira edição, designada “Kwanza-Sul e Almada Unidos em Todo-o-Terreno”, em Outubro de 2005.
Foi tão bem sucedida que logo em Abril de 2007 se realizou a 2ª edição, alargada a 7 províncias. O 3º Raid TT, em Junho de 2008, incluiu uma expedição até à Foz do Cunene, tendo sido percorridos 4.000 Km e publicado o livro “Rumo ao Cunene!”. Em Maio de 2008 o 4º Raid TT “estendeu o abraço fraterno do Cunene a Cabinda” e ficou selado na memória do Livro “Do Cunene a Cabinda – Histórias e Estórias de Angola”
O Governador da província do Kwanza-Sul convidou a UCCLA que aceitou participar no V Raid TT, enquanto entidade precursora das relações inter-municipais. O Raid vai decorrer de 24 de Junho a 4 de Julho de 2010, com o mote “A caminho das Lundas”.
Acaba de sair a lume o livro / roteiro intitulado “Rumo às Terras que brilham: Lundas”, que integra textos de historiadores como Ana Paula Tavares, Aida Freudenthal e Maria Emília Madeira Santos, assim como de publicistas como João Sena, Eleutéria Ornelas, Francisco Gaspar, João Sena, Paulette Lopes José Maria Pimentel, Manuel Larangeira, José Carvalheira e Rodrigues Vaz, além de vários textos do organizador, Miguel Anacoreta Correia, e um texto do conhecido etnólogo, Mesquitela Lima.
Como não podia deixar de ser, num volume que trata essencialmente das Lundas, homenageia-se o grande etnógrafo e estudioso das Lundas, José Redinha, revelando-se pela primeira vez a razão da sua ida para Angola.
Sem comentários:
Enviar um comentário