sexta-feira, 11 de junho de 2010

Basquetebol

O 1º de Agosto revalidou, ontem, em antecipação, o título nacional, pelo terceiro ano consecutivo, ao vencer o ASA, na Cidadela, por 80-70, em partida da primeira jornada da última volta da “Final a Quatro” do Campeonato de Seniores Masculinos de Basquetebol, BAI-Basket. A precisar de uma vitória para assegurar a conquista do ceptro, os militares, orientados pelo português Luís Magalhães, não quiseram adiar os festejos para amanhã. Preferiram fazê-lo ontem, no palco que testemunhou os títulos do país nos Afrobaskets de 1989, 1999 e 2007.
Apesar de ter jogado aquém das reais capacidades, a equipa do Rio Seco fez o suficiente para conquistar o troféu pela 15ª vez no seu historial e consolidar o comando da prova, agora com 20 pontos. Em vantagem ao intervalo por 38-34, os rubro e negros voltaram, à semelhança dos outros jogos, a marcar a diferença na eficácia nos lançamentos de dois pontos, onde dos 41 tentados converteram 23, fazendo um registo de 56 por cento, contra 42 por cento do ASA, que em 38 lançamentos marcou 16. Os aviadores superiorizaram-se aos campeões nacionais nos lançamentos de três pontos, tendo acertado cinco dos 28 arremessos, o que perfez 17 por cento, contra 14 do 1º de Agosto, que fez 28 tentativas e encestou apenas quatro. Nos lances livres, a vantagem também pertenceu aos pupilos de Carlos Diniz. Das 34 vezes que foram à linha de um ponto, os aviadores converteram 23, 68 por cento, ao passo que os agostinos, marcaram 22 em 33 tentados, 67 por cento. O Recreativo do Libolo assegurou o segundo lugar, ao derrotar o Petro de Luanda, por 87-83, depois de estar a perder ao intervalo por 47-43. Os libolenses, às ordens do angolano Raul Duarte, tiveram de suar bastante para suplantar os comandos do luso Alberto Babo, que só entregaram o jogo a 23 segundos do final.
A tabela classificativa mantém no comando o 1º de Agosto, 20 pontos, seguido pelo Recreativo do Libolo (17), Petro de Luanda (13) e ASA (11).
Amanhã, para a segunda jornada da quarta e última volta, o cartaz reserva o aliciante clássico Petro de Luanda-1º de Agosto, às 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, e Recreativo do Libolo-ASA, às 16h00, no mesmo recinto.Na série B da fase final, o Interclube confirmou o quinto lugar na tabela classificativa, após vergar o Desportivo da Huíla, por 90-82, em jogo pontuável para a terceira e última jornada da quarta volta da fase qualificativa do quinto ao oitavo lugar.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: