sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cooperação Financeira Angola - Brasil

O Brasil concedeu ontem a Angola uma linha de crédito no valor de mil milhões de dólares. José Eduardo dos Santos e Luiz Inácio Lula da Silva rubricaram ontem, em Brasília, o Protocolo de cooperação financeira, no final das conversações oficiais entre delegações ministeriais dos dois países, no Palácio de Itamaraty.
O protocolo de cooperação financeira concluído pelas delegações ministeriais dos dois países esteve inicialmente para ser assinado pelos ministros das Finanças de Angola e do Brasil, mas pessoalmente José Eduardo dos Santos e Lula da Silva assinaram o instrumento jurídico, em cerimónia testemunhada por membros do governo federal brasileiro, empresários e responsáveis diplomáticos dos dois países na Sala dos Tratados do Palácio de Itamaraty.
José Eduardo dos Santos e Lula da Silva assinaram igualmente a “Declaração conjunta sobre o estabelecimento de uma parceria estratégica” entre os dois países. Tal como era esperado, Angola e o Brasil assinaram ao todo 12 instrumentos jurídicos que vão reger a cooperação nos próximos tempos.
Os dois países concordaram em assinar o “Ajuste complementar relativo ao Acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de capacitação na assistência técnica e extensão rural para técnicos angolanos”, o “Ajuste complementar relativo ao acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto-piloto em doenças falciforme”, e o “Ajuste complementar relativo ao Acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de apoio a implementação do projecto do serviço de sanidade vegetal e capacitação técnica para a inspecção fitossanitária”.
Angola e o Brasil rubricaram igualmente os seguintes entendimentos: “Ajuste complementar relativo ao acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de apoio a formação profissional rural e promoção social em Angola”, o “Ajuste complementar relativo ao Acordo de cooperação económica, científica e técnica para a implementação do projecto de apoio ao sistema nacional de investigação agrária”, o “Acordo de cooperação no domínio do ensino não superior e formação”, o “Acordo de cooperação no domínio do ensino superior e formação de quadros”, e o “Acordo de cooperação no domínio da Defesa”.




Pensar e Falar Angola

Sem comentários: