sábado, 19 de junho de 2010

Reorganização Nacional (VI) - CFM

O ministro dos Transportes, Augusto Tomas, procedeu, na segunda-feira, na cidade do Lubango, à apresentação dos membros do Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) aos funcionários, no âmbito do programa de reestruturação e modernização das empresas ferroviárias nacionais.
Tratam-se de Daniel Kipaxe nomeado para o cargo de presidente do Conselho de Administração do CFM, João de Oliveira, administrador financeiro, Chilava Teodoro administrador técnico, Adriano da Silva e Matias da Silva, administradores não executivos
Durante a cerimónia, o ministro dos Transportes afirmou que a mudança é o corolário da aprovação de um conjunto de disposições estratégicas que visam a modernização do sector dos transportes de Angola e a alteração radical do modo de operar das empresas ferroviárias.
“Aprovámos a reforma institucional dos Caminhos de Ferro de Angola que prevê a separação das actividades ligadas a gestão das infra-estruturas ferroviárias, transporte e finanças”, disse o ministro.
Augusto Tomás referiu que a estratégia de gestão aplicada foi inspirada nos novos modelos mundiais mais eficazes e adaptado a realidade angolana, alterando um conjunto de métodos de trabalho usados há 100 anos no domínio ferroviário.
O ministro pediu aos novos administradores para pautarem o seu trabalho pelo diálogo, a solidariedade, a responsabilidade social da empresa e o espírito humanista no exercício das funções, conforme orientações do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
“ A vossa missão é de servir as populações, prestar serviços de boa qualidade, zelar pela boa gestão do erário público, velar pelo bem-estar dos funcionários, a satisfação dos clientes, o desenvolvimento da empresa, de modo a corresponderem aos propósitos que motivam os investimentos para a reabilitação e a modernização”, afirmou Augusto Tomás.
O governador provincial da Huíla, Isaac dos Anjos, manifestou a sua disponibilidade para apoiar a nova gestão para que o comboio chegue no mais curto espaço de tempo a Menongue, para o desenvolvimento da região.
“Temos um objectivo político e económico a cumprir que consiste em fazer apitar a locomotiva em Menongue para permitir a circulação de bens e mercadorias e contribuir para a redução de determinados preços”, sublinhou o governador.
Isaac dos Anjos informou que o Governo Provincial está a pressionar o sector da extracção de mineiros, da agricultura e outros para passarem a transportar os seus produtos por via ferroviária.
O governador pediu ao ministro dos Transportes para ver a possibilidade de se concretizar o projecto de ligação internacional do CFM à Namíbia para ser rentabilizado.
O presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes, Daniel Kipaxe, prometeu fazer da reorganização interna da empresa a prioridade do seu mandato.
“Vamos internamente ver quais os recursos humanos, financeiros e materiais existentes, elaborar uma lista das necessidades e traçar projectos de desenvolvimento para os próximos anos”, disse Daniel Kipaxe.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: