domingo, 27 de junho de 2010

Reorganização Nacional (XII) - Agricultores de Luanda

Pequenos agricultores de Luanda vão beneficiar do projecto “Acesso à água de qualidade para a agricultura urbana e peri urbana em Luanda” apresentado, ontem, no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
O projecto, resultado de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Cooperação Espanhola, tem o objectivo de fortalecer a agricultura urbana e peri-urbana, através da garantia do acesso à água de qualidade na cidade de Luanda.
O projecto vai abranger 2.200 beneficiários directos, por via dos quais contempla mais entre oito mil a 12 mil pessoas.
A síntese do projecto, facultada à comunicação social, refere que os beneficiários directos são pequenos produtores que migraram das áreas urbanas para a periferia.
Através da sua implementação, o projecto vai provocar o aumento do rendimento por unidade de terra, com a reabilitação das infra-estruturas de irrigação e drenagem, o que permite uma fertilização equilibrada do solo.
O projecto vai também trabalhar com instituições especializadas, tendo em vista o apoio a órfãos, crianças de rua e idosos.
Na cerimónia de apresentação, a secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural considerou importante o projecto, que é resultado dos esforços que o Governo e os parceiros têm feito para a redução da fome e da pobreza em Angola.
Filomena Delgado referiu que, com o desenvolvimento de projectos desta natureza e magnitude, o Executivo pretende garantir a segurança alimentar das camadas mais vulnerais, principalmente mulheres e crianças.
A secretária de Estado pediu aos intervenientes no projecto que o estendam às outras províncias, visando a melhoria nutricional, principalmente de mulheres grávidas e crianças, com menos de 5 anos.
Em Angola, disse, ainda há um grande número de pessoas com anemia nutricional, razão pela qual se deve incentivar a criação de hortas nas escolas e o alargamento da merenda escolar.
Javier Calneira disse, em nome da Cooperação Espanhola, que o projecto é mais uma prova de que o Governo angolano quer apostar na agricultura, que é a base do desenvolvimento do país.
Um dos principais planos da estratégia da cooperação espanhola com Angola, salientou, está no desenvolvimento rural, tendo em vista a luta contra fome e a garantia da segurança alimentar.
O representante da FAO, Mamadou Diallo, sublinhou que o projecto vai permitir a criação de empregos e o aumento da produção agrícola, a julgar pelo numero de beneficiários directos, 2.200.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: