Paulo de Carvalho, autor da obra | |
O sociólogo angolano Paulo de Carvalho apresentou hoje, em Luanda, a obra "A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda", um estudo sobre o espaço cedido pelos jornais aos diversos partidos políticos que concorreram nas segundas eleições
legislativas em Angola.
Com a realização deste estudo, cuja obra foi editada pela Kilombelombe, o docente pretende levar ao conhecimento da sociedade angolana, a sua avaliação do desempenho dos meios de comunicação social ao longo campanha ocorrida no período de 5 de Agosto a 3 de Setembro de 2008, dando especial enfoque a cobertura e ao cumprimento da disposição legal de igualdade de tratamento dos concorrentes.
Segundo o autor, o livro, com uma tiragem de três mil exemplares, abarca igualmente uma componente pedagógica destinada aos estudantes, gestores dos órgãos e aos jornalistas e direcções dos partidos políticos que devem passar a se preocupar com este tipo de informação.
Por outro lado, explicou, visa promover entre o público o debate em torno da actuação dos meios de comunicação relativamente a sua possível tendência partidária ao longo do pleito numa sociedade que se afirma democrática.
Para o efeito foram analisados o Jornal de Angola ( único diário do país), os semanários A Capital, Agora, Angolense, Cruzeiro do Sul ( este publicado em Benguela), Factual, Folha 8, Novo Jornal, O Independente e o Semanário Angolense e o jornal Terra Angolana.
O também reitor da Universidade Katiavala Buila, que adoptou como método investigativo a análise de conteúdos, teve como critérios o espaço destinado a cada formação política e as fotografias em centímetros quadrados, as menções aos partidos, bem como o local onde eram inseridos os artigos.
Ao proceder a apresentação de " A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda", o docente universitário Victor Kajibanga referiu que o estudo levanta questões importantes relativas a imparcialidade e rigor na cobertura do pleito, o cumprimento das disposições legais relativas a matéria pelos órgãos de informação, a responsabilização colectiva e individual dos jornalistas.
"Os meios de comunicação social e a imprensa são um poderoso instrumento que pode ser utilizado para o bem ou para o mal, sobretudo em questões de ordem política. Eles informam, formam e deformam a opinião pública, sendo cada vez mais usados como meios de controlo social", frisou.
Por este facto, Victor Kajibanga afirma que este livro de carácter pedagógico obriga a sociedade a reflectir sobre o impacto dos média na democratização do país, serve de guia para que os partidos políticos possam melhorar o seu desempenho e a sua imagem, assim como a sua relação com a imprensa.
Autor de oito livros, entre os quais “Audiência de Media em Luanda (2002)” e “Estudo da Comunicação Social em Angola (2007)", Paulo de Carvalho é sociólogo, diplomado e mestrado pelo Instituto de Sociologia da Universidade de Varsóvia (Polónia) e doutorado pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (Portugal).
As suas principais áreas de investigação são a exclusão social, a pobreza, as normas de consumo, as relações étnicas e a audiência de media.
A sessão de lançamento contou com a presença de reitores da UAN e da Lusíada, estudantes e docentes universitários.
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