quinta-feira, 24 de junho de 2010

A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda

Sociólogo publica "A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda"

Paulo de Carvalho, autor da obra
Paulo de Carvalho, autor da obra

O sociólogo angolano Paulo de Carvalho apresentou hoje, em Luanda, a obra "A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda", um estudo sobre o espaço cedido pelos jornais aos diversos partidos políticos que concorreram nas segundas eleições
legislativas em Angola.

Com a realização deste estudo, cuja obra foi editada pela Kilombelombe, o docente pretende levar ao conhecimento da sociedade angolana, a sua avaliação do desempenho dos meios de comunicação social ao longo campanha ocorrida no período de 5 de Agosto a 3 de Setembro de 2008, dando especial enfoque a cobertura e ao cumprimento da disposição legal de igualdade de tratamento dos concorrentes.

Segundo o autor, o livro, com uma tiragem de três mil exemplares, abarca igualmente uma componente pedagógica destinada aos estudantes, gestores dos órgãos e aos jornalistas e direcções dos partidos políticos que devem passar a se preocupar com este tipo de informação.



Por outro lado, explicou, visa promover entre o público o debate em torno da actuação dos meios de comunicação relativamente a sua possível tendência partidária ao longo do pleito numa sociedade que se afirma democrática.



Para o efeito foram analisados o Jornal de Angola ( único diário do país), os semanários A Capital, Agora, Angolense, Cruzeiro do Sul ( este publicado em Benguela), Factual, Folha 8, Novo Jornal, O Independente e o Semanário Angolense e o jornal Terra Angolana.



O também reitor da Universidade Katiavala Buila, que adoptou como método investigativo a análise de conteúdos, teve como critérios o espaço destinado a cada formação política e as fotografias em centímetros quadrados, as menções aos partidos, bem como o local onde eram inseridos os artigos.



Ao proceder a apresentação de " A campanha eleitoral de 2008 na imprensa de Luanda", o docente universitário Victor Kajibanga referiu que o estudo levanta questões importantes relativas a imparcialidade e rigor na cobertura do pleito, o cumprimento das disposições legais relativas a matéria pelos órgãos de informação, a responsabilização colectiva e individual dos jornalistas.



"Os meios de comunicação social e a imprensa são um poderoso instrumento que pode ser utilizado para o bem ou para o mal, sobretudo em questões de ordem política. Eles informam, formam e deformam a opinião pública, sendo cada vez mais usados como meios de controlo social", frisou.



Por este facto, Victor Kajibanga afirma que este livro de carácter pedagógico obriga a sociedade a reflectir sobre o impacto dos média na democratização do país, serve de guia para que os partidos políticos possam melhorar o seu desempenho e a sua imagem, assim como a sua relação com a imprensa.



Autor de oito livros, entre os quais “Audiência de Media em Luanda (2002)” e “Estudo da Comunicação Social em Angola (2007)", Paulo de Carvalho é sociólogo, diplomado e mestrado pelo Instituto de Sociologia da Universidade de Varsóvia (Polónia) e doutorado pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (Portugal).



As suas principais áreas de investigação são a exclusão social, a pobreza, as normas de consumo, as relações étnicas e a audiência de media.



A sessão de lançamento contou com a presença de reitores da UAN e da Lusíada, estudantes e docentes universitários.


AngolaPress
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