sexta-feira, 18 de junho de 2010

Reorganização Nacional (V) - Biblioteca Nacional recebe microfilmes

Quinhentas e 19 bobines de microfilmes de jornais angolanos, correspondentes a primeira fase do projecto para a recuperação do acervo histórico de Angola, foram entregues ontem à Biblioteca Nacional pela fundação ESCOM.
O acordo enquadra-se no âmbito do protocolo assinado entre a Biblioteca Nacional de Angola e a Biblioteca Nacional de Portugal, patrocinado pela ESCOM, que contempla a colaboração das duas bibliotecas na conservação e inventariação de espólios ligados a Angola.
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, sublinhou que o acto é o testemunho de um projecto em curso que vai ajudar a preencher um vazio que se regista na Biblioteca Nacional. "Esse projecto vai facilitar os estudantes e os historiadores, permitindo-os terem acesso a uma maior diversidade de documentos para as suas pesquisas", realçou.
Rosa Cruz e Silva acrescentou que iniciativas do género vão ajudar a trazer ao país "a memória da história de Angola" e ajudar a tornar o património nacional mais rico.
A directora da Biblioteca Nacional, Maria José Ramos, disse à imprensa, no final da cerimónia de assinatura do acordo, que o projecto, para além de garantir a preservação do património, vai permitir a exibição, ainda este ano, dos filmes nos cinemas.
Maria José Ramos acrescentou que o projecto vai ajudar, igualmente, na promoção e facilitar os estudantes nas suas pesquisas diárias. "Precisamos agora dar continuidade à formação dos nossos técnicos para poderem manejar devidamente o material", disse.
O presidente da fundação ESCOM, Osvaldo da Serra Van-Dúnem, disse que o material entregue é resultante do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Nacional de Portugal, que procedeu à conservação e microfilmagem de jornais publicados em Angola desde o início do século XIX até à independência.
Osvaldo da Serra Van-Dúnem adiantou, ainda, que este foi o primeiro acto de entrega das microfilmagens. O trabalho completo, explicou, vai ser disponibilizado à Biblioteca Nacional o próximo ano.
"De momento, o principal objectivo da fundação é estimular a formação e privilegiar o apoio a projectos nas áreas da pesquisa e investigação científica", frisou.

Sem comentários: