quarta-feira, 9 de junho de 2010

MBANZA CONGO a Património Cultural Mundial

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou, ontem, em Mbanza Congo, que a proclamação, nos próximos tempos, da antiga capital do reino do Kongo, pela UNESCO, como património cultural mundial, vai contribuir para a projecção da imagem desta histórica cidade ao mundo.
Rosa Cruz e Silva fez esta afirmação quando intervinha num encontro com os membros do governo local, no âmbito da sua visita de 24 horas à cidade de Mbanza Congo.Disse acreditar que a inscrição de Mbanza Congo na lista do património cultural mundial e de outros projectos a serem implementados “vão contribuir para a projecção das nossas cidades no mundo, em particular, e do nosso país em geral”.
Para a ministra, com a elevação de Mbanza Congo e demais sítios e monumentos históricos do país, Angola vai estar em condições de partilhar experiências com outras nações e povos do mundo, que também têm bens patrimoniais classificados na lista do património mundial da UNESCO. “É extremamente importante este passo que estamos a dar, porque isto vai dar-nos uma outra responsabilidade. Não só para o governo da província, que tem que garantir a efectiva preservação destes bens, como também para os órgãos centrais, designadamente o Ministério da Cultura e do Urbanismo e Construção”, sublinhou.
De acordo ainda com a ministra, uma preservação racional destes bens patrimoniais pode criar, no futuro, um pólo de atracção turístico quer para o turismo religioso, eco-turismo e o turismo cultural na sua verdadeira asserção.“Queremos que esta cidade retorne aos tempos áureos da antiga capital do Reino do Kongo, conhecida que foi no mundo pela relação que os soberanos do Kongo conseguiram manter com os demais países da Europa e não só”, afirmou a ministra.
Rosa Cruz e Silva anunciou a ida a Mbanza Congo, em Julho, de peritos do seu Ministério para a delimitação dos sítios e monumentos históricos locais.



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Valdecy Alves disse...

Olá, leia artigo sobre importância de preservar o patrimônio histórico, comente e se for o caso concorra a R$ 1.000,00 em prêmios. Acesse: www.valdecyalves.blogspot.com

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola