quinta-feira, 3 de junho de 2010

Banco Africano de Desenvolvimento

Angola vai contribuir para os fundos do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), nos próximos 12 anos, com 508,8 milhões de Unidades de Conta (UC), no quadro do recente aumento de capital desta instituição financeira, aprovado na quinta-feira, em Abidjan, pelo Conselho de Governadores.
A informação consta do documento do Conselho de Governadores aprovado na quinta-feira, na sua primeira sessão ministerial, no âmbito da 45ª assembleia anual do Grupo, em que foi decidido o aumento na ordem de 200 por cento do capital, num rácio de seis por cento do capital disponibilizado.
Assim, Angola vai desembolsar, anualmente, para os fundos do BAD, dois milhões, 544 mil e 167 UC, uma unidade de conta equivale cerca de 1.5 dólares.
O Conselho de Governadores, constituído por 77 ministros dos países membros regionais e não regionais, discutiu e aprovou, na sua primeira sessão de quinta-feira, o aumento do capital do BAD para o próximo exercício, que passa de 33 mil milhões de dólares para 100 mil milhões de dólares norte-americanos. Este aumento, o sexto nos últimos anos, visa permitir continuar o apoio financeiro necessário aos países africanos, sobretudo os frágeis (após conflito), grupo no qual Angola está actualmente classificada. O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento está a desenvolver em Angola vários projectos nos domínios da Educação, Saúde, Reinserção Social e Ambiente.
As próximas assembleias anuais do Conselho de Governadores do grupo Banco Africano de Desenvolvimento, constituído pelo BAD e pelo Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) tem lugar de 9 a 10 de Junho de 2011, em Lisboa, soube-se na sexta-feira de fonte oficial em Abidjan.
A decisão está na resolução publicada na sessão de encerramento da 46ª assembleia do BAD e da 36ª assembleia do FAD, cujos trabalhos decorriam desde o dia 22 de Maio na capital económica da Costa do Marfim.
O Conselho de Governadores do Grupo BAD decidiu manter, temporariamente, a sede da instituição em Tunis, por reconhecer “não haver ainda condições de segurança na Costa do Marfim para o regresso imediato da sede da organização para Abidjan”.
O Conselho de Governadores reelegeu, na sessão de quinta-feira o presidente cessante, Donald Kaberuka, do Ruanda, para mais um período de cinco anos. Um total de 2.344 pessoas participaram nesta assembleia anual do BAD e do FAD, entre delegados, consultores, homens de negócios, observadores e jornalistas.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: