sexta-feira, 12 de setembro de 2008

AS NOSSAS BELAS ÁRVORES DE LUANDA

AS NOSSAS BELAS ÁRVORES DE LUANDA E DAS OUTRAS CIDADES DE ANGOLA

Quem visita a África do Sul , quem visita sua capital Pretória , deslumbra-se com tantas e belas árvores frondosas , de copas altas e grandes , refrescando as alamedas desta linda cidade .

Nota-se que há um especial cuidado na poda e conservação das árvores .

Percebe-se que na África do Sul as árvores são consideradas como algo muito importante na preservação e embelezamento da vida e na saúde psicológica e física das pessoas .

Em Luanda e em outras cidades , para tristeza e empobrecimento nosso , estão a destruir e a maltratar as árvores , há anos .

Ninguém pode dizer que não vê o que está acontecendo com todas as árvores de Luanda , inclusive com as belas palmeiras da marginal que estão a morrer sabe-se lá por quê , mesmo que as pessoas ao passarem de carro , os vidros destes sejam fumados ou escuros pois ainda assim estes não tolhem completamente a visão de dentro para fora .

É preciso erguer as vozes e clamar aos novos governantes para que salvem as árvores de nossas cidades pois estas embelezam , dão sombra e purificam os ares e o ambiente em geral .

Desenvolvimento sustentado é ambiente equilibrado .

Aonde estão os jornalistas , ecologistas , ambientalistas , arquitectos e todos os cidadãos ?

Vemos que as árvores de Luanda muitas vezes são podadas no verão , em desacordo com a lógica biológica das plantas .

Na poda das árvores , os trabalhadores em vez de cortarem apenas as pontas dos galhos e limparem os excessos de folhas e galhos , cortam todos os troncos , os mais grossos e os mais finos , e a maioria dos galhos e só deixam em pé o tronco principal e com isso a árvore perde toda a sua estrutura , harmonia e beleza transformando-se num amontoado feio de folhas .

Estas árvores , após esta desastrada poda , crescem como guarda-chuvas fechados que não protegem nem da chuva nem do sol pois foram eliminados todos os troncos e ramos de sustentação harmónica da copa por onde ela respira e faz a fotossíntese e com isso certamente é condenada a morrer .

É claro que os trabalhadores do governo provincial que cortam as árvores e sua chefia vendem depois os troncos no mercado paralelo para que os artesãos façam pilões , tambores , colheres de pão , esculturas , etc .. mas não é uma atitude correcta pois prejudicam todos os cidadãos e o ambiente em geral .

Deve haver algumas pessoas que pensam em ganhar dinheiro fácil com essa destruição ambiental propositada , parece que isso vai acontecer mais uma vez , para tristeza dos cidadãos que querem labutar com qualidade e desejam um desenvolvimento sustentado para Angola .

É preciso uma mudança de atitude urgente .

P.S. : PROJECTO " VAMOS PLANTAR 1.000.000 DE ÁRVORES NA PROVINCIA DA HUÍLA " .

Valdemar F. Ribeiro

Sem comentários: