domingo, 21 de setembro de 2008

AS CIVILIZAÇÕES E DEMOCRACIAS OCIDENTAL E AFRICANA

UMA VISÃO DAS CIVILIZAÇÕES E DEMOCRACIAS OCIDENTAL E AFRICANA .
.
Muitas vezes , uma grande parte das populações da civilização ocidental define as realidades sociais das outras civilizações mundiais segundo perspectivas ou lógicas ocidentais , esquecendo os ensinamentos profundos de um dos pensadores maiores chamado Einstein que ensinou que se deve observar as realidades do mundo físico e psíquico considerando a amplitude de suas relatividades .
.
Os conceitos de bom ou mau , de feio ou bonito , de certo ou errado , de feliz ou infeliz , e todos os outros conceitos de opostos inerentes ao pensamento humano devem sempre ser considerados segundo uma perspectiva relativa pois estes conceitos são simplesmente visões parciais , teóricas , de infinitas realidades.
.
Quer isto dizer que todos os conceitos são relativos pois são apenas pequenas partes de um conjunto universal de realidades e nenhum conceito pode ser considerado como algo independente , pronto , acabado , separado ou isolado do conjunto .
.
Esclarecido isto como principio de uma lógica de visão profunda universal e como base fundamental de uma análise o mais correcta possível , pode-se então tentar entender a civilização ocidental , seus desequilíbrios e erros ao penetrar e agir sem pedir licença em outras civilizações e querendo impor os seus conceitos de certo ou errado , bom ou mau , bonito ou feio segundo seus interesses ou segundo sua lógica ocidental , esquecendo o principio fundamental descoberto pelo cientista Einstein segundo o qual a vida inteligente só pode funcionar se for considerada a lei da relatividade universal na análise dos factos .
.
Podemos exemplificar os comportamentos desequilibrados das sociedades ocidentais , quando ao abrir caminhos novos por mares nunca dantes navegados e ao encontrar outras civilizações com costumes muito diferenciados dos seus , imediatamente definiu e conceituou esses costumes como bárbaros ou inferiores só porque eram diferentes dos seus ou porque não lhes agradou ou ficaram envergonhados dentro de suas mentes supostamente rebuscadas e de farpas aguçadas e valores induzidos no chicote imposto pela força do magote .
.
Só porque os povos da África Austral viviam nus pois tinham um clima excelente , isso foi considerado um modo de vida inferior pelos ocidentais quando na verdade era exactamente o oposto , estes povos africanos por terem um clima excelente e uma alimentação rica e abundante tinham corpos saudáveis e boa aparência contrariamente aos povos ocidentais que cobriam exageradamente seus corpos e não eram energizados pelo sol pois o clima aonde viviam era frio e desagradável .
.
A civilização ocidental considera-se a si própria , muitas vezes, como sociedade humana superior sem ter em conta a relatividade das realidades do mundo .
.
O que é certo ou errado para uns pode não ser para os outros , depende muito de todo um conjunto de realidades envolventes e a sociedade ocidental age muitas vezes como uma sociedade não sapiente .
.
A civilização ocidental não demonstra sabedoria quando não respeita os valores sociais das outras civilizações e tão pouco respeita seus próprios valores quando não considera como fundamental uma realidade ecológica mais equilibrada nos seus espaços e no dos outros pois tudo o que ela destrói ao seu redor afecta os outros em geral .
.
Quando a sociedade ocidental considerou o modus vivendi espiritual e psíquico das outras sociedades como inferior ao seu , gerou-se daí uma série de procedimentos que quebraram a evolução equilibrada destas sociedades e da própria civilização ocidental pois em vez de enriquecer culturalmente caminhou ao contrário, empobrecendo e desequilibrando as culturas ao redor .
.
Hoje em dia , devido a uma maior informação on-line , é possível saber e comparar as diferentes civilizações humanas e não se pode afirmar que a civilização ocidental seja a mais evoluída no geral ou seja mais evoluída do que as sociedades tribais ainda naturais , tais como as tribos do Amazonas ou as tribos africanas ainda originais .
.
Se considerarmos os conceitos sobre equilíbrio ecológico e espiritual , feliz ou infeliz , harmonia ou desarmonia , e outros , certamente a sociedade ocidental , numa grande parte de sua população , está em patamares inferiores relativamente às sociedades tribais naturais .
.
Portanto , é necessário considerar as relatividades de todas as situações e os aspectos próprios de cada uma das civilizações humanas para que haja uma visão não redutora , uma visão mais realista e ampla , e desse modo possa haver um maior respeito entre as diferentes civilizações e sua evolução .
.
Falando-se agora e aqui de DEMOCRACIA , muitos dos cidadãos que constituem a civilização ocidental ainda não percepcionam claramente os diferentes conceitos sobre democracia e suas relatividades .
.
O conceito de democracia , na civilização ocidental , também é utilizado para servir interesses de lógicas pessoais , interesses de lógica não universal e muitas vezes tenta-se exportar para outras civilizações esses conceitos à ocidental .
.
O conceito de democracia é muito relativo e sua prática também e veja-se como exemplo a nação Dinamarquesa e a nação Portuguesa :
.
- Na Dinamarca há uma união bem identificada e perfeitamente clarificada entre os seus cidadãos que se reflecte na maneira como se organizam e funcionam política e administrativamente no sentido de um bem comum nacional e respeito pela individualidade de cada cidadão inserido democraticamente num todo social ..
.
- Em Portugal esta união é menos clara e não se reflecte tão profundamente na sua organização política e administrativa e em objectivos comuns .
.
É possível constatar isso nas embaixadas destas duas nações : enquanto o cidadão dinamarquês comum ao utilizar os serviços de suas embaixadas é tratado como um cidadão com plenos direitos e com grande respeito , já nas embaixadas portuguesas os cidadãos comuns , que não pertencem ao Governo , são tratados de uma forma por vezes vulgar e nem sempre se sentem cidadãos de plenos direitos e plenamente respeitados .
.
Esta comparação reflecte claramente as diferenças de atitudes democráticas nas organizações governamentais , dentro das diferentes sociedades da civilização ocidental .Se for analisada as diferenças democráticas entre os países mais desenvolvidos e menos desenvolvidos dentro das sociedades ocidentais , constata-se que os conceitos de democracia , por vezes , são até contraditórios , tanto é assim que , muitas vezes , as leis dentro destes países são elaboradas de maneira conceitualmente opostas .
.
Uma das grandes dificuldades dentro da Europa para se construir uma Constituição Europeia comum , é exactamente a maneira como as leis devem ser elaboradas e interpretadas pois os países mais desenvolvidos afirmam que não há necessidade de se elaborarem certas leis pois são redundantes ou desnecessárias e até contraditórias com a verdadeira democracia , enquanto em outros países há visões contrárias .
.
Na civilização ocidental , até sistemas políticos aparentemente semelhantes funcionam de maneiras bem diferentes pois as visões e interpretações das mesmas realidades são muito diferentes .
.
Os conceitos de democracia são diferentes em cada uma das sociedades humanas e o que é bom para uma pode não ser o melhor para a outra .
.
Falando da civilização africana , é importante perceber como se regem as leis sociais autóctones desde os tempos mais antigos .
.
Não se pode esquecer que os humanos têm uma ascendência comum denominada " Australopithecus " , ser humano originário da África Austral , e as civilizações humanas desenvolveram-se a partir daí . conforme reza e comprova a ciência moderna .
.
É importante notar que as ascendências e descendências sanguíneas têm uma preponderância considerável nas sociedades africanas , ainda hoje , mesmo diante da globalização actual .
.
As sociedades africanas felizmente também se regem pela figura do " MAIS VELHO " , aquela pessoa mais velha que geralmente é o mais sapiente , que se torna o conselheiro devido à sua experiência empírica da vida .
.
O respeito pela figura do " mais velho " desapareceu muito em muitos países da civilização ocidental pois nestas sociedades de hoje o que mais importa é o domínio e manejo da informação e os " mais velhos " tornaram-se , muitas vezes , menos informados devido a não dominarem a tecnologia da informação actual e por isso facilmente , sem pesos de consciência , são jogados em asilos ou lares para idosos isolando-os para não incomodarem e porque já pouca falta fazem .
.
A figura de respeito pelo "mais velho " desapareceu muito da civilização ocidental de um modo geral e os padrões éticos também mudaram .
.
Na África Austral , que é a África da qual podemos falar pois aqui labutamos diariamente , os "mais velhos " normalmente têm uma atitude perante a vida mais calma , mais abrangente , mais cautelosa e por isso geralmente exercem funções de responsabilidade e respeitabilidade .É assim nas sociedades tribais ainda naturais e é assim nas sociedades africanas naturais , em geral , e ainda é assim em parte nesta nossa sociedade africana ocidentalizada .
.
É importante considerar isso e muitas das pessoas da civilização ocidental esquecem deste importante pormenor ao contactar com a civilização africana ou ao se pronunciarem sobre ela .
Cita-se aqui o exemplo de uma senhora , psicóloga , que veio participar de uma formação de gestores de pequenas e médias empresas em Angola em 1990 .
.
Esta senhora , de média idade , vinha pela primeira vez a um país africano , no caso Angola .
.
Poucos dias após iniciar o curso de formação de gestores , esta psicóloga na sua aula dissertava sobre a sociedade africana em geral e a angolana em especial de uma maneira tão imperativa e dona de conceitos sobre a vida que parecia que ela vivia em Angola há muitos tempo e conhecia a sociedade angolana e africana na sua profundidade .
.
É claro que os alunos desta senhora , a maior parte deles responsáveis de empresas públicas , ao observarem os modos como esta psicóloga dissertava , perceberam nela uma inexperiência e falta de sabedoria .
.
Muitas pessoas da sociedade ocidental acham que dominam e sabem quais os melhores caminhos para a sociedade africana em especial , demonstrando nisso falta de sabedoria e desde o século XIV tem ocorrido muito este tipo de atitude desequilibrada ou seja , falta de respeito pelos valores sociais das outras civilizações .
.
Muitas das pessoas da sociedade ocidental , sentados nas suas varandas mentais e achando que abarcam o mundo dali e sabem os melhores caminhos da humanidade , insistem em querer determinar o caminhar das outras civilizações .
.
É o caso , por exemplo , das eleições de Angola no mês de Setembro de 2008 e que foi o mote para este ensaio .
.
Algumas pessoas e grupos fazem críticas acirradas ao processo eleitoral em Angola e a maior parte desses críticas vêm de pessoas que vivem em suas varandas mentais sentados nos quintais da civilização ocidental .
.
Resta saber se estes quintais são mais ou menos desenvolvidos e quais as razões para que alguns grupos ocidentais continuem desejando que o caminhar angolano não se faça por caminhos de paz e de reconciliação nacional e desejam uma confrontação acirrada entre os diferentes grupos achando que isso é democracia .
.
Pode ser e pode não ser .
.
Antigamente a confrontação de ideias podia gerar uma atitude violenta mas hoje em dia isso é mais difícil mas , em muitos países ocidentais , dentro e fora da Europa , a confrontação de ideias continua a gerar confrontação violenta e até armada .
.
O povo angolano , após tantos anos de sofrimento e guerra , sabe disso muito bem pois sofreu na carne directamente e particularmente em 1992 e por isso prefere uma via democrática alternativa aonde a confrontação de ideias não leve à confrontação armada .
.
Esta atitude não é entendida por muitos , na sociedade ocidental , e por isso continuam a jogar farpas no povo angolano e seus dirigentes em geral .É preciso mais sapiência e cautela para evitar tanto marulhar .
.
O povo português , em geral , é pacífico e quer evoluir mas a democracia a que se assiste em Portugal certamente não é dos piores exemplos mas também não é dos melhores pois é uma democracia insípida , sem estética , apática , pessimista , negativista , pouco empreendedora e com pouca sabedoria .
.
Qualquer pessoa pode observar e constatar esta democracia portuguesa sem sabor a maresia se acompanhar diariamente a informação actual on-line .
.
Em Angola , encontram-se muitas pessoas vindas de Portugal em busca de novas oportunidades de vida e alguns até dizem , enfaticamente , que quando vêm a Angola e depois voltam a Portugal sentem-se energizados pois encontraram muita gente com espirito positivo e empreendedor , querendo progredir mesmo diante das muitas dificuldades naturais num país que iniciou a paz à pouco mais de 6 anos , em 2002 .
.
Não se pode esquecer que em Angola a maioria do povo foi às urnas voluntariamente e de forma espontânea , com consciência , querendo construir uma via melhor , e isso diz certamente muito para os que sabem ler nas entrelinhas das sociedades .
.
Será que o povo angolano , de norte a sul , de leste a oeste , de todas as cores e ideias , que na sua maioria viveu as feridas e o sofrimento de uma guerra difícil , muitas vezes imposta do exterior e segundo lógicas pessoais , após tantos anos de fadiga e sofrimento não quis transmitir uma mensagem ao mundo à cerca do que realmente queria após as eleições de 2008 em Angola ?
.
Será que o povo angolano , após as experiências sofridas a partir de 1992 , não tem percepção do que poderia suceder se não votasse de uma maneira massiva numa determinada organização partidária confiável ?
.
A maioria dos cidadãos ao votar massivamente numa determinada organização partidária confiável e na figura do " mais velho " , não estava assim a evitar possíveis conflitos armados que não desejava mais ?
.
A sua sabedoria de vida não lhe indicou que este era o melhor caminho ?
.
.Não será esta a mensagem dos cidadãos angolanos aos decidirem escolher como símbolo da
Nação a figura do " mais velho " , o actual Presidente da República , aquele que sabe aconselhar , sabe orientar , sabe ser um estadista , que representa a figura dos mais sapientes e que pode ser uma das pessoas mais equilibradas para dirigir a Nação neste momento crucial rumo ao desenvolvimento sustentado e ao fim do sofrimento ?
.
Por quê pessoas da civilização ocidental que pouco entendem da civilização africana e sequer vivem em África querem impor métodos ocidentais da chamada democracia quando eles mesmo não entendem nem praticam da forma mais sapiente ?
.
É preciso respeitar mais e deixar que a sociedade africana , que hoje também é uma sociedade mais madura e cosmopolita , vá escolhendo e definindo seus caminhos , não caminhos impostos do exterior mas construídos por si pois os caminhos se constrõem fazendo e não existem caminhos prontos ou milagrosos .
.
Não se pode esquecer , sem complexos de superioridade ou inferioridade , as realidades desequilibradas que a sociedade ocidental impôs aos africanos desde o século XIV e a falta de respeito que esta sociedade ocidental teve ao não pedir licença para entrar em território africano de praias , florestas e ninfas , universos felizes .
.
É preciso não esquecer que as tribos da África Austral viviam em territórios fartos de alimento e clima extremamente bondoso , como até hoje , e estes povos são pacíficos mas guerreiros e foi nesta região que nasceram os primeiros humanos Australophitecus que colonizaram o planeta e deram origem às restantes civilizações humanas .
.
E esta Nação Angolana , nesta África Austral , tem consciência mais profunda da sua realidade actual e tem uma visão ampla e relativa das outras civilizações pois todos , hoje em dia , têm acesso a uma informação on-line mais democrática .
.
Existem grandes desastres ambientais em muitas regiões do planeta gerados por uma desequilibrada civilização ocidental mas , felizmente , esta região da África Austral ainda não foi muito atingida por esses desastres e continua a ser abençoada .
.
Espera-se que a civilização ocidental seja mais cautelosa neste século XXI ao ser convidada a entrar nesta actual casa angolana , mais madura , forte e sapiente .
.
Valdemar F. Ribeiro
Século XXI - Angola

Sem comentários: