terça-feira, 9 de setembro de 2008

UNITA aceita victória eleitoral



Angola: Unita aceita vitória eleitoral do MPLA e felicita ganhadores
Da EFE
Luanda, 9 set (EFE).- A opositora União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) aceitou a vitória do governamental Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) nas eleições da semana passada, o que não fez no pleito de 1992, após os quais a guerra civil durou mais dez anos.
A agência local "Angop" informou hoje que o líder opositor Isaias Samakuva disse que "a direção da Unita aceita os resultados das eleições", nas quais, com 90% dos votos apurados, o MPLA conseguiu cerca de 82% do apoio, segundo a Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
Embora tenha lembrado os graves erros na organização do pleito, que levou a abrir um segundo dia de votação em 6 de setembro, Samakuva felicitou o MPLA e afirmou que "espera que o partido vencedor governe em benefício de todos os angolanos".
A Unita tinha apresentado uma impugnação ao pleito em Luanda diante da CNE, que considerou improcedente o pedido.
A atitude de Samakuva é muito diferente da tomada em 1992 pelo então líder da Unita, Jonas Savimbi, que rejeitou os resultados do pleito legislativo realizado naquele ano e prolongou por uma década a guerra civil no país, até sua morte em combate, em 2002.





Pensar e Falar Angola

Sem comentários: