segunda-feira, 15 de setembro de 2008

(1) - Colecção de Livros Escolares

Espólio do Dr. Amadeu Castilho Soares Colecção de Livros Escolares


O Espólio do Dr. Amadeu Castilho Soares contém, entre outras obras, uma "Colecção de Livros Escolares" destinados ao ensino das populações nativas africanas - os primeiros em toda a história da colonização portuguesa - no âmbito do plano de escolarização concebido e desenvolvido sob o lema "Levar a Escola à Sanzala". Foram elaborados por uma equipa de pedagogos, liderada por António Almeida Abrantes, à altura Inspector Escolar da Direcção do Ensino em Angola, e ilustrados por um artista angolano.
Esse plano de ensino gerou, o que foi assinalado pelo actual Ministro das Finanças do governo angolano, "a explosão escolar" nos anos 60-70 (Prefácio "Memórias de África", de Jorge E. Costa Oliveira, Ed. IPAD, 2005).
Terá sido também o mais determinante factor da expansão da língua portuguesa em Angola (depois aplicado nos outros territórios sob administração portuguesa), hoje reconhecida como "língua de dimensão nacional" e "factor da identidade nacional" (Presidente da República de Angola, comemorações dos 30 anos de independência).
Leia o artigo completo AQUI



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: