segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Regresso da Memória

Inspirado em Koluki: MARIO PINTO DE ANDRADE: O REGRESSO DA MEMORIA

SOU, ASSIM, UM AFRICANO DE ANGOLA
"É justamente porque nasci em Angola, país africano em que vivi e aprendi a conhecer a realidade colonial, que afirmo e defendo a minha angolanidade. E sobretudo: ajudei e continuo a ajudar, na medida das minhas capacidades intelectuais, a fazer respeitar internacionalmente o direito do povo angolano a dispor de si próprio."
Excertos da declaração de Mário Pinto de Andrade perante a polícia francesa de estrangeiros, 24 de Agosto de 1973.

No ano em que se assinala o 80.º Aniversário de Mário Pinto de Andrade, a Fundação Mário Soares, em colaboração com as suas filhas, Anna Jinga e Henda, inicia a apresentação na internet de um conjunto de documentos do seu espólio. Pensamos oferecer, ao longo deste ano, o acesso online a todo o acervo documental e fotográfico deste ensaísta e nacionalista africano.
Esperamos que as iniciativas entretanto programadas para Angola, em cooperação com a Fundação Sagrada Esperança, se possam concretizar a breve trecho - estando já em preparação com a Comissão Organizadora das Comemorações do 80.º aniversário de Mário Pinto de Andrade. >> ENTRAR >>



clique na imagem e vá ao link da Fundação Mário Soares

Pensar e Falar Angola

1 comentário:

kandanda disse...

Eis uma efem�ride que todo o cidad�o do mundo que cuida da liberdade e particularmente todo o angolano deve exortar aos quatros ventos!
A fam�lia Pinto de Andrade e particularmente M�rio Pinto de Andrade constituiu para mim um farol ideol�gico na minha adolesc�ncia em terras de Golungo-Alto, que veio a frutificar com a minha vinda para Coimbra, j� em tempos quentes mas bem mais d�ceis da revolu�o.
Obrigado Jotac� Carranca por esta boa nova.