domingo, 7 de setembro de 2008

A CONSTRUÇÃO DA UNIÃO NACIONAL

O CONSTRUTOR DA UNIÃO NACIONAL DE ANGOLA

O Presidente Dr. Agostinho Neto foi e é o primeiro Presidente de Angola .

O Presidente Dr. Nelson Mandela foi e é o construtor da União Sul-Africana , com seu exemplo de paz , amor , harmonia . inteligência , sabedoria , sendo um ícone para todos os humanos .

O Dr. Holden Roberto foi e é um exemplo de homem pacífico que preferiu a sabedoria das palavras na construção de uma União Angolana .

O Dr. Savimbi foi um homem que preferiu construir um País através da via militar e do discurso .

O Sr. Engenheiro José Eduardo dos Santos , segundo Presidente de Angola , foi e é um Mestre , obreiro da União Nacional Angolana e com seu exemplo de clareza , paciência , persistência , inteligência , sabedoria , conseguiu unir os diferentes povos Angolanos ao redor da mesma fogueira , tarefa muito difícil diante das imoralidades que se viveram antes e após a Independência Nacional .

As ganâncias dos diferentes interesses de outras Nações que se gladiaram entre si e gerando distúrbios profundos entre os povos que já faziam parte da Nação Angolana , foram e ainda são motivos para destruir esta bela Nação .

Com a perda da maior parte de seus quadros administrativos angolanos antes e depois de 1974 , com a fuga de milhares de trabalhadores cuja mão de obra era indispensável para a construção da Nação angolana , com a inexistência de uma Força Militar Nacional que preservasse as fronteiras do país , foi muito difícil reconstruir um novo país , tarefa esta extremamente complicada .

Apesar disso , hoje em dia , na história mundial , não são muitos os Estadistas que podem ombrear com o Engenheiro Eduardo dos Santos , actual Presidente de Angola .

Não se faz aqui uma homenagem utópica pois estamos diante de realidades ainda bem visíveis aos mais atentos e àqueles que assistiram ao desenrolar de todos os acontecimentos .

Há angolanos e outros que de algum modo foram bastante afectados pelos acontecimentos na construção da União Nacional Angolana , tarefa esta muito difícil de ser concretizada pois os interesses internos e externos eram muito diversos e com objectivos diferentes .

Mas se não fosse o exemplo e simbolismo do Sr. Presidente José Eduardo dos Santos e outros líderes , Angola provavelmente hoje estaria fragmentada em vários países ou em lutas entre povos irmãos , tal como aconteceu com a América Latina onde por um lado temos várias Nações pequenas de língua espanhola e por outro lado temos esse gigante lusófono continental denominado Brasil e que aos poucos constrói seu espaço de respeito no mundo globalizado , sabendo todos nós que essa conquista não é fácil .

Angola agora caminha também para a conquista de seu espaço mundial , graças à construção de uma verdadeira União Nacional .

E a votação do povo angolano em 5 de Setembro de 2008 representa a vontade desse união nacional .

Esta é a verdadeira VITÓRIA , independente das cores partidárias passadas , presentes e futuras , pois ninguém mais deixará de querer estar sentado à volta da fogueira ( Bandeira ) que une esta Nação Angolana , cujo sentido de vida foi construído com muito sacrifício , por todos , sem excepções .

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...