domingo, 10 de janeiro de 2010

Vai começar o CAN





Angola-Mali dá pontapé de saída

Por Jorge Pessoa e Silva, em Angola

Manuel José, seleccionador de Angola, estreia-se hoje frente ao Mali, às 19 horas. A Federação coloca a fasquia lá no alto: vencer o CAN.

LUANDA - A selecção de Angola inicia hoje a participação no CAN, que organiza, frente ao Mali. A competição arranca com a cerimónia de abertura, às 17.45.

Manuel José, o seleccionador, tem uma tarefa complicada: Angola é, das equipas presentes no CAN, uma das últimas no ranking da FIFA, faltam-lhe jogadores de grande experiência internacional e a jogar nos grandes clubes europeus e não tem tido capacidade de renovação.

Além disso, sente a pressão de gerir as expectativas que os angolanos criaram para o CAN, a começar pelo presidente da Federação, Justino Fernandes, que coloca a fasquia da meta desportiva em... «ganhar o CAN, até como resposta ao enorme esforço do governo angolano na organização da competição». Discurso adoptado pela maioria dos responsáveis de todas as áreas de Angola e pelo povo.

Manuel José faz questão de aliviar a pressão: «O objectivo é passar a fase de grupos e, depois, ir o mais longe possível». Percurso que começa com o Mali. «Mesmo jogando em casa, não somos favoritos. O Mali tem diversos jogadores em equipas de topo mundial e nas melhores ligas. Logo, tem mais experiência, jogadores que já lidam naturalmente com a pressão».

E refere até um pormenor que pode escapar a muita gente: «Na selecção de Angola apenas dois jogadores têm a rotina de jogar em estádios com 50 mil pessoas e até bem mais do que isso», referindo-se a Gilberto e Flávio, que orientou nos egípcios do Al-Ahly e comanda agora na equipa dos palancas negras.

Hoje pode ser um dia marcante para Angola. Abertura do CAN, com cerimónia que promete surpreender: 50 mil a vibrar.

Grupo A
Angola-Mali, 19 horas

Segunda-feira
Malawi-Argélia
Luanda 13.45 horas

14 Janeiro
Mali-Argélia
Luanda 16 horas

Angola-Malawi
Luanda 18.30 horas

18 Janeiro
Angola-Argélia
Luanda 16 horas

Mali-Malawi
Cabinda 16 horas

retirado de A Bola



Manuel José em estreia por Angola (foto )Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola