Angola-Mali dá pontapé de saída
Por Jorge Pessoa e Silva, em Angola
Manuel José, seleccionador de Angola, estreia-se hoje frente ao Mali, às 19 horas. A Federação coloca a fasquia lá no alto: vencer o CAN.
LUANDA - A selecção de Angola inicia hoje a participação no CAN, que organiza, frente ao Mali. A competição arranca com a cerimónia de abertura, às 17.45.
Manuel José, o seleccionador, tem uma tarefa complicada: Angola é, das equipas presentes no CAN, uma das últimas no ranking da FIFA, faltam-lhe jogadores de grande experiência internacional e a jogar nos grandes clubes europeus e não tem tido capacidade de renovação.
Além disso, sente a pressão de gerir as expectativas que os angolanos criaram para o CAN, a começar pelo presidente da Federação, Justino Fernandes, que coloca a fasquia da meta desportiva em... «ganhar o CAN, até como resposta ao enorme esforço do governo angolano na organização da competição». Discurso adoptado pela maioria dos responsáveis de todas as áreas de Angola e pelo povo.
Manuel José faz questão de aliviar a pressão: «O objectivo é passar a fase de grupos e, depois, ir o mais longe possível». Percurso que começa com o Mali. «Mesmo jogando em casa, não somos favoritos. O Mali tem diversos jogadores em equipas de topo mundial e nas melhores ligas. Logo, tem mais experiência, jogadores que já lidam naturalmente com a pressão».
E refere até um pormenor que pode escapar a muita gente: «Na selecção de Angola apenas dois jogadores têm a rotina de jogar em estádios com 50 mil pessoas e até bem mais do que isso», referindo-se a Gilberto e Flávio, que orientou nos egípcios do Al-Ahly e comanda agora na equipa dos palancas negras.
Hoje pode ser um dia marcante para Angola. Abertura do CAN, com cerimónia que promete surpreender: 50 mil a vibrar.
Grupo A
Angola-Mali, 19 horas
Segunda-feira
Malawi-Argélia
Luanda 13.45 horas
14 Janeiro
Mali-Argélia
Luanda 16 horas
Angola-Malawi
Luanda 18.30 horas
18 Janeiro
Angola-Argélia
Luanda 16 horas
Mali-Malawi
Cabinda 16 horas
retirado de A Bola
Sem comentários:
Enviar um comentário