segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Atrás do CAN2010... hoje falo eu

Hoje é o dia da primeira grande decisão, ou Angola passa ou fica-se já pela primeira fase. Esta última é pouco provável mas como foi demonstrado com o Mali a Selecção de Angola tem muitos pontos fracos e só no final se poderá fazer a festa ou verter as lágrimas.
Mas na verdade hoje Abgola está no centro do mundo e, a larga escala atrás do Haiti, a imprensa, os média, só procuram a gota de sangue, o que possa ser facilmente vendável em termos de notícia.
Foi de início o ataque terrorista de Cabinda agora são as prisões que se seguem com vista ao apuramebto da verdade e dos mandantes do terrivel acto. Mas pelos vistos cada acção tem de ser explicada no minuto pois lá caiem o Carmo e a Trindade. A oposição que não tem capacidade de se opôr tenta-se deste modo impor e a imprensa vai atrás desta música de banda.
Oficialmente, Angola só realizou duas detenções relacionadas com o ataque de 8 de Janeiro contra a selecção do Togo, no qual morreram três pessoas. O procurador de Cabinda, António Nito, prometeu "mais informação", mas a identidade dos suspeitos continua incógnita.
Um advogado foi preso apenas porque escreveu "O problema de Cabinda Exposto e Assumido à luz do Direito e da Justiça" e que foi publicado em 2008? Te-lo-ia sido logo preso em 2008 de fosse essa a razão. Terá dito publicamente algo relacionado com o acto prepetado pela FLEC (qualquer coisa que são tantas) e assim chegar-se a um ponto. Não acredito que, principalmente neste momento de grande exposição, o Governo angolano tome posições a pretexto de 'anular' vozes discordantes e incómodas.
Está vincado que Cabinda é uma provincia de Angola, rica em petróleo e madeira... Têm o direito, os cabindenses, de ter opinião sobre o seu estatuto, mas é um direito que não pode ser imposto há lei da bala, do terror e de jogadas clandestinas.
Afinal de contas, através do CAN, ficamos a saber que nem os FLEC's se entendem como é que nós os podemos entender a eles?
O senhor antigo Vigario, o senhor Professor e o senhor ex-polícia, o senhor tal e tal não fizeram mesmo nada anão ser ter opinião? Desacredito!

Mas hoje, às 17 horas é hora de estar a puxar pelos Palancas, em Luanda, nas Províncias ou no mundo inteiro.






Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto