segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

434º aniversário de Luanda







Luanda. Cidade e Capital. Comemoram-se hoje os 434º aniversário dessta bonita cidade. Luanda parece um autêntico estaleiro de obras, mas são as novas infraestruturas que visam melhorar a qualidade de vida e acabar com uma série de cortes e recortes confrangedores desta bela cidade de 4,5 milhões de habitantes, a terceira maior cidade lusófona depois de S. Paulo e Rio de Janeiro, ambas do Brasil. Parabens Luanda.

Uma história secular
Foi em 1576, quase um século depois de Diogo Cão ter chegado à foz do rio Zaire, que o navegador Paulo Dias de Novais fundou S. Paulo da Assumpção de Loanda e a Igreja de S. Sebastião, no Morro de S. Miguel, onde mais tarde foi construída a Fortaleza que hoje alberga o Museu das Forças Armadas. Paulo Dias de Novais optou por assentar arraiais na Ilha do Cabo onde mais tarde foi construída a Fortaleza de Nossa Senhora da Flor da Rosa, há dois séculos engolida pelas calemas que também fizeram desaparecer uma parte substancial do território da Ilha. Para defesa da costa foi então construída a Fortaleza de S. Miguel, no morro em frente à Ilha.
A vila ganhou foral de cidade em 1605, no governo de Manuel Cerveira Pereira. Passados exactamente 434, anos Luanda é hoje uma cidade cosmopolita que apresenta enormes potencialidades e oportunidades em termos de crescimento.
Luanda tem hoje graves problemas como a circulação viária, falta de espaços lazer, reduzida oferta de habitação, insuficientes redes técnicas e de infra-estruturas que suportem a volumosa densidade populacional, sobretudo no que é básico: o saneamento, água e luz.
Ordenar o crescimento e, acima de tudo, incentivar a organização e participação das comunidades locais no desenvolvimento urbano, exercendo civicamente a sua cidadania é o grande desafio que se coloca à ministra governadora Francisca do Espírito Santo e à sua equipa.

Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Val Du disse...

Muitos vivas para Angola!

Abraços.

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...