quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Segundo o Banco Mundial...


A economia de Angola deverá crescer 6,5% este ano e acelerar até 8,7% em 2011, segundo as previsões do Banco Mundial.

A recuperação será uma das mais dinâmicas da África subsaariana e muito mais expressiva que a da Africa do Sul, por exemplo, depois da queda do Produto Interno Bruto (PIB) registada em 2009 ter sido também inferior, indica o relatório preliminar do Banco Mundial hoje publicado.

No ano passado, "a economia de Angola teve uma fraca performance, com as exportações de petróleo a caírem abaixo dos 1,8 milhão de barris por dia, a queda das receitas petrolíferas a levarem o Governo a fazer cortes nas despesas de investimento e o consumo privado a contrair", refere o Banco Mundial no seu relatório.

Na recuperação, Angola deverá contar com o aumento da procura externa, além de recuperação nas remessas, como outros países da região.

Para o conjunto dos países da região da África subsaariana, o Banco Mundial prevê um crescimento da economia em torno dos 3,8% este ano e 4,6% em 2011.

Globalmente, o Banco Mundial avisa que "a recuperação global é frágil e será lenta ainda este ano" e considera que uma consequência desta crise é que "irá alterar a paisagem de finanças e de crescimento nos próximos 10 anos".


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: