sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Drulovic chega ao ‘rio seco’



Militares conhecem hoje o seu novo treinador para a próxima época que se inicia a 4 de Fevereiro com a “Supertaça”

Ljubinko Drulović assume, esta sexta-feira, o cargo de treinador principal do 1º de Agosto, em cerimónia agendada para o Rio Seco, sede do clube, às 11horas. É a estreia do ex-extremo do Futebol Clube do Porto pelas terras africanas.

Não é, no entanto, o primeiro sérvio na história dos militares, é mais um que engorda a lista de treinadores da Europa do Leste que já orientaram o 1º de Agosto.

Os melhores sucedidos são Ivan Ridanovic, que conquistou o primeiro título dos militares em 1979.

Segue-se depois Dusan Kondic que ofereceu dois títulos em 1991 e 92.

Drulovic vai encontrar esse histórico dos seus compatriotas bem sucedidos na galeria do 1º de Agosto, mas também deve estar preparado para abandonar o barco no ano seguinte se não conquistar o título, um hábito que tem sido cultivado no Rio Seco desde 2007.

De 2007 a 2009, os militares já tiveram três treinadores, nomeadamente Ian Brouwer, holandês de nacionalidade, Victor Manuel e Viktor Bondarenko, português e ucraniano. Drulovic estreou-se em 2007 como treinador, orientando a formação portuguesa do Tourienze da divisão segundária, e depois esteve no comando das equipas do Barant e Drava, ambas da sérvia.

Quanto ao plantel, parece que a direcção do 1º de Agosto está mais contida que as outras, particularmente o seu rival. Jogadores como Mendonça (Interclube), Stopirra, Sotto e Lebo Lebo não se podem considerar reforços como tal, porque estão em fase decrescente das respectivas carreiras.

CORRIDA AOS REFORÇOS

Numa altura em que o Girabola’2010 parece ofuscado pelo CAN2010, os 16 clubes que vão disputar o essa competição têm nos últimos dias na apresentação dos seus plantéis e na “abertura das oficinas”, perspectivando a época futebolística.

Interclube, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo são as equipas que não poupam esforço nas contratações de jogadores para a época futebolística que se avizinha.

O Interclube, que não consegue afastar o fantasma dos maus resultados desde que conquistou o seu único título em 2007, apresentou o seu plantel esta semana.

Manucho Barros (ex-Santos FC), Kikas, (ex-Benfica de Luanda), Dias Caires (ex-Sagrada Esperança), Amâncio (ex-Libolo) e o Camaronês Mbida, são os reforços de destaque.

No banco, os polícias têm um novo técnico: Álvaro Magalhães, de nacionalidade portuguesa.

Essas contratações terão pesado no orçamento do clube do Rocha Pinto, o que justifica a cobrança do seu presidente, que pretende os primeiros lugares da competição ou mesmo o título.

No Petro de Luanda foram apresentados igualmente alguns reforços de luxo. Trata-se de Avex, Maurito, Nuno e o regressado Santana Carlos, que não foi bem sucedido na sua aventura pela Europa, particularmente no Vitória de Guimarães da Primeira Divisão Portuguesa.

Nas hostes petrolíferas, como é tradicional, não se fala em outra coisa que não seja a revalidação do título pela terceira vez consecutiva. A entrada na fase final da Liga dos Campeões de África também constitui uma das prioridades dessa formação, segundo o seu vice-presidente para o futebol, Tomás Faria.

À procura do pódio no futebol nacional está o Recreativo do Libolo.

A equipa de Calulo (província do Kwanza-Sul), segunda classificada do Girabola’2009, ambiciona fazer melhor na próxima época futebolística, depois do terceiro e o segundo lugares. Reforçou-se, por isso, com os conhecidos Chinho (ex-Santos FC), Yuri (ex-Interclube), Enoque (ex-Santos FC) e Gil Martins (exASA).



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola