sábado, 23 de janeiro de 2010

Fotógrafo Kiluanji Kia Henda faz estágio artístico em Veneza


Fotógrafo Kiluanji Kia Henda faz estágio artístico em Veneza


O fotógrafo Kiluanji Kia Henda participa, desde esta quarta-feira, em Veneza, Itália, numa residência artística de três meses organizada pela Fundação de Veneza (Fondazione di Venezia). O projecto, que consiste numa série de actividades, que vão decorrer nos estúdios da Fundação Bevilacqua La Masa, é uma oportunidade de visibilidade para artistas emergentes do continente africano.

Antes de partir para Itália, o fotógrafo disse, ao Jornal de Angola, que, em Veneza, vai criar obras inspiradas na venda ambulante praticada naquela cidade europeia por emigrantes africanos. “Muitos africanos vivem do comércio em Veneza, com base na venda ambulante, o que para mim constituiu motivo de grande inspiração artística”, disse o fotógrafo.

Além da venda ambulante que se verifica em Veneza, Kiluanji Kia Henda vai criar outras obras, fazendo, também, um paralelismo artístico com a peça teatral “Mercador de Veneza”, escrita por Shakespeare.

O fotógrafo disse que as obras, que integram vídeo, fotografia e instalação, depois de prontas vão ser propostas para a segunda edição da Trienal de Luanda, prevista para Setembro. Em Veneza, o artista vai ter, ainda, a oportunidade de participar em outras actividades culturais e de contactar artistas locais e internacionais.

Durante o período de residência, uma série de reuniões culturais vão ser organizadas localmente para introduzir e apresentar a figura do artista e do seu trabalho na maioria dos lugares como centros universitários, instituições de arte e galerias.

Aos artistas será oferecida a possibilidade de visitarem algumas das principais exposições e museus situados em Veneza. No final de residência, uma pequena exposição dos trabalhos produzidos vai ser realizada, acompanhada de um catálogo sobre o projecto.

Kiluanji Kia Henda participa, ainda, desde Novembro do ano passado, numa amostra colectiva intitulada Blac Atlântic, que decorre em Milão, Itália, com as fotografias “Guerra-fria” e “Karl Marx: Luanda".

Ainda este mês, o artista esteve nos Estados Unidos, com três fotografias que estão patentes na exposição multimédia “Wild is The Wind”, aberta na Universidade Savannah, no Estado de Atlântida, e que termina em 28 Fevereiro.

Um dos mais representativos fotógrafos de arte contemporânea africana, com projecção internacional, Kiluanji Kia Henda tem obras em várias colecções particulares angolanas e estrangeiras.


Fonte: Angola Digital


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto