domingo, 10 de janeiro de 2010

Atrás do CAN2010... violência em Cabinda (4)

Se se confirmar a noticia da permanência do Togo no CAN penso que a FLEC sai derrotada de mais um acto de violencia gratuita: atacar a tropa governamental e 'apenas' matar elementos não militares é sinal de falta de mira ou de estrabismo mental e moral. É altura de dizer basta à violencia.
Ao jornal espanhol Marca, o atacante de Togo Thomas Dossevi afirmou, neste sábado (9), que a seleção decidiu jogar, em um ato em memória às vítimas.
- Em memória das vírimas, vamos participar do campeonato. Queremos mostrar nossos valores, nosso amor ao país [Togo] e garantir que somo homens.

Segundo Dossevi, a decisão de não se abater após o atentado e participar da competição foi unânime.

- Não somos covardes. Estamos decepcionados com a organização, que primeiro buscam seus interesses.

O time de Togo deveria estrear contra Gana nesta segunda-feira (11) em Cabinda



às 16:00

Delegação do Togo, enfim, desiste de jogar e vai deixar Angola neste domingo
A falta de garantias de segurança em Angola motivou a decisão final e, por fim, a delegação do Togo vai deixar o país e definitivamente não vai disputar a Copa Africana de Nações. Vítimas de um atentado a tiros na chegada à província de Cabinda, na sexta-feira, os atletas togoleses haviam resolvido no fim da noite de sábado jogar o torneio, mesmo com três integrantes da delegação mortos. Eles foram demovidos da ideia pelo Governo do país, que vai enviar o avião presidencial a Angola para levar de volta os atletas a Lomé, capital do Togo.

- Nós queríamos jogar pela honra dos que morreram. O Governo não se opõe à nossa vontade, mas diz que a segurança não é garantida em Cabinda. Francamente, a segurança não foi reforçada. Desde que chegamos à Vila Olímpica (local onde a quatro seleções baseadas em Cabinda estão hospedadas), a segurança não melhorou - disse o atacante Thomas Dossevi ao site da revista "France Football".

16:15

Telefonema a retificar esta notícia:
A comitiva vai ao Togo prestar homenagem aos mortos mas regressa para disputar o CAN2010.

Neste momento é difícil ter certezas.
Pensar. e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...