sexta-feira, 25 de abril de 2008

Expo Colecção Ensa-Arte 2008

A Expo Colecção Ensa-Arte 2008, uma realização da seguradora angolana Ensa, nas disciplinas de pintura e escultura, a ter lugar no Salão de Exposições do Museu Nacional de História Natural, em Luanda, tem o seu início marcado para hoje, 25.

De acordo com uma nota de imprensa daquela instituição, o evento, que servirá para homenagear o falecido artista plástico angolano Viteix, exibirá obras de 16 autores, entre eles, Álvaro Macieira, António Olé, Hildebrando Melo, Jorge Gumbe, Luandino de Carvalho, Massongui Afonso e Francisco Van-Dúnem “Van”. A actividade, que se realiza até ao dia 10 de Maio, enquadra-se nas comemorações do 30º aniversário da seguradora nacional e reúne um conjunto de obras de arte contemporânea e moderna do seu acervo. O objectivo do evento é promover e divulgar a colecção de obras de arte da Ensa, que é constituída por 113 peças de pintura e escultura. Esta colecção começou a ser reunida em 1991, por altura da primeira edição do Prémio Ensa-Arte, integrado na estratégia global da empresa cujos objectivos e critérios orientados mostram duas abordagens complementares. O Prémio Ensa-Arte, que comporta duas categorias intituladas "Grande Prémio" e "Prémio Juventude", é destinado aos artistas plásticos angolanos residentes ou não no país e os estrangeiros residentes, que fazem obras de pintura e escultura.


O 1º prémio em pintura e escultura para o Grande Prémio está avaliado em 15 mil dólares e 7 mil e 500 dólares para o segundo, sendo igualmente atribuído um prémio especial para uma das províncias, também nas duas disciplinas em referência, estimado em 250 dólares norte-americanos. Os vencedores em pintura e escultura do Prémio Juventude recebem o valor de 5000 dólares, cada.




Pensar e Falar Angola

Sem comentários: