sexta-feira, 25 de abril de 2008

DIA MUNDIAL DO COMBATE CONTRA A MALÁRIA


A vice-ministra da Saúde para área hospitalar, Evelize Fresta, visita a cidade do Luena, província do Moxico, para presidir ao acto central nacional alusivo ao Dia da Africa e Mundial de Combate à Malária, que hoje se assinala.

A governante viaja na companhia de alguns embaixadores creditados em Angola, altos funcionários das agências das Nações Unidas, músicos e outras individualidades convidadas.

No Luena, para além de presidir o acto das celebrações de 25 de Abril, Evelize Fresta vai inaugurar uma Feira de Produtos e Medicamentos de Combate à Malária, bem como lançará a campanha de pulverização automóvel intra-domiciliar na povoação de Sacassange (14 quilómetros a sul do Luena).

O coordenador nacional adjunto do Programa de Controlo da Malária, Nilton Saraiva, disse quinta-feira última que cerca de dois milhões de casos clínicos, com 10 a 15 mil óbitos por ano, são registados em Angola.

O responsável apontou que, apesar do país ser endémico, nos dois últimos anos a cifra diminui para cinco mil óbitos anuais.

Apontou que a diminuição significativa de casos de malária é fruto do reforço no diagnóstico e manejo dos assintomáticos, aumento da cobertura com mosquiteiros impregnados e a pulverização intra e extra domiciliar.

O aumento da educação, informação e comunicação das medidas de prevenção da doença e a introdução do novo fármaco combinado com base a CORTEM e CO – ARTESIANE são outras razões do êxito no combate à doença


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: